A Comissão (CLI) criada pela direção da Câmara de Montes Claros para apurar causas e responsáveis pelo déficit orçamentário nas contas daquela casa, realizou sua primeira reunião na segunda-feira (25). A comissão tem como presidente o vereador Daniel Dias (PC do B), vice-presidente Marcus Nem (PP) e relator o vereador Marlus do Independência. A próxima reunião está marcada para a próxima semana, quando de posse das documentações solicitadas irá avaliar as oitivas e depoimentos.
Quem quer dinheiro
Um dos indicativos de que a economia do país não anda bem é o surgimento exagerado de factorings. Em Montes Claros, por exemplo, em cada esquina da área central e em diversos bairros abriram pontos para empréstimo de dinheiro. O interessante é que as abordagens são convincentes e atingem principalmente a classe assalariado que acaba comprometendo todo o salário na esperança de amanhã poder negociar o débito. Aliás, é preciso que o setor seja regulamentado com regras que impeçam que o cidadão simples seja iludido.
Dinheiro fácil
É uma missão quase impossível neste final de ano você andar pelas ruas centrais de Montes Claros sem ser abordado por pessoas oferecendo empréstimos. São centenas deles e delas. As principais vítimas são pessoas idosas ou pessoas simples. É preciso criar critérios mais rígidos, principalmente no que se refere aos idosos que dependendo da idade deveriam ser acompanhados por familiares.
Não sou candidato
Durante reunião de ontem da Câmara de Montes Claros, o vereador Claudin da Prefeitura, cujo nome vinha sendo cotado para a disputa da presidência do legislativo em janeiro, declarou em sua fala que não será candidato a direção daquela casa. Nos bastidores, além do seu nome, também foi colocado o do vereador Júnior Martins e do vereador Odair Ferreira.
Água para quem tem sede
Sem a preocupação com qualquer viés político é preciso levantar algumas questões que tem preocupado a população. Agora mesmo, o Governo Federal decidiu suspender a distribuição de água no Estado da Paraíba, alegando falta de verba para bancar a Operação Carro-Pipa, coordenado pelo Exército Brasileiro. São 159 municípios atingidos e uma população de 270 mil. Se não bastasse a alta no preço da cesta básica, agora é a água. Resultado: o cidadão vai morrer de fome ou de sede.
Rodrigo Pacheco
O presidente do Congresso Nacional, Senador Rodrigo Pacheco (PSD) comentou com companheiros senadores e a conversa viralizou, onde ele declara que tende a encerrar sua carreira política em 2027, não disputando a eleição de 2026. É fato que no momento não tem espaço em Minas para pleitear a reeleição ou disputar o Governo do Estado.