Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Chikungunya

Publicado em 07/02/2023 às 02:00.

Neste momento em que a cidade de Montes Claros passa por uma epidemia da arbovirose da Chikungunya, o setor de saúde da prefeitura não deveria apenas se limitar a usar os veículos de comunicação para tentar barrar os focos dos mosquitos causadores, mas contratar, de forma urgente, mais agentes para atuarem nas regiões mais afetadas. É necessário que medidas mais duras sejam adotadas em relação aos proprietários de imóveis que não permitem a presença dos agentes – seja porque não estão em casa no horário comercial, por manter lotes fechados ou residências vazias com difícil acesso. A população que cuida do seu quintal para evitar epidemias, não deve pagar por irresponsabilidade alheia. É preciso usar o poder de polícia.
 
Aos leitores
Durante a semana que passou, vários leitores questionaram este jornalista os motivos da não publicação das colunas diárias. Nos três primeiros dias, por falta de forças, praticamente abandonei telefone e redes sociais já que fui uma das vítimas da epidemia da arbovirose da Chikungunya que se alastrou por toda cidade. Só quem já passou pode falar da extensão das dores provocadas. Graças a Deus, estou na fase final de recuperação e retomando, aos poucos, a rotina.
 
Presídio Francisco Sá
Como ninguém tem informação dos por menores que acontecem dentro do Presídio de Segurança Máxima de Francisco Sá, a primeira impressão é que anda às mil maravilhas – apesar de já termos recebido várias críticas de que parte da estrutura está danificada. Entretanto, o mais grave e visível vem afetando os pequenos proprietários no entorno. Num total desrespeito da Secretaria de Segurança do Estado e, principalmente, dos órgãos ambientais do Governo, que cobram da população mas não fazem a sua parte, o esgoto do local tem sido lançado ao ar livre. Com as chuvas, o esgoto acaba chegando aos riachos e certamente aos rios. O mais triste é que os animais estão consumindo a água e a pastagem, o que tem levado a população a não querer consumir leite e nem carne das fazendas próximas. Estamos aguardando uma resposta.
 
Feirinha Santos Reis
Considero importante as feirinhas que são realizadas nos principais bairros de Montes Claros, a exemplo, do Major Prates, Bairro São José, Delfino Magalhães e Santos Reis. Neste particular, temos recebido críticas em relação à utilização de grupos musicais na Feira do Santos Reis. A queixa é o fato do volume ter incomodado crianças e, principalmente, idosos. Aliás, as outras feiras realizadas na cidade não têm apresentações musicais e são um sucesso. Os setores da prefeitura responsáveis pela fiscalização deveriam ao menos saber o que pensam os moradores da avenida Padre Gangana.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por