Logotipo O Norte
Sábado,30 de Novembro
Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Chapa única

28/11/2018 às 07:00.
Atualizado em 28/10/2021 às 02:25

Passou despercebido o processo sucessório no Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams). Ontem foi o último dia para apresentação de chapa e apenas o atual presidente, prefeito de Matias Cardoso, Edmárcio Leal, apresentou sua candidatura à reeleição. A assembleia para confirmar a chapa única foi marcada para 3 de dezembro, na sede da entidade.
 
Ruy e o TCE
O Tribunal de Contas do Estado reconheceu erro na aplicação de multa, no valor de R$ 10.500, em desfavor do ex-prefeito Ruy Muniz em agosto de 2015. Na ocasião, o Tribunal entendeu que houve descumprimento na proposta da prefeitura de realizar chamamento público para o atendimento a saúde. A decisão que pede a nulidade da multa aplicada foi publicada ontem (27) e contou com parecer favorável do Ministério Público do TCE. Vale lembrar que na ocasião, o Tribunal pediu a adequação do edital, o que foi feito, mas não pediu para suspender a licitação.
 
Reforço no FPM
A boa notícia para os prefeitos é o que o governo federal acaba de anunciar, como presente de Natal, recursos extras do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para serem liberados ainda na primeira quinzena de dezembro. Vale lembrar que o valor será proporcional ao nível de classificação. O menor valor, que é de cidades 0.6, será em torno de R$ 700 mil.
 
Recursos filantrópicos
Informação passada à coluna pelo deputado estadual Arlen Santiago (PTB) é a de que o governo federal publicou nesta semana decreto em que coloca à disposição dos hospitais filantrópicos e Santas Casas recursos para empréstimos com juros de 3%. Isto significa uma diferença de mais de 200%. Vale lembrar que até então os hospitais vinham conseguindo empréstimos com juros que giravam entre 8% e 12%. Segundo o parlamentar, a luta é antiga e foi iniciada ainda quando presidia a Comissão de Saúde da Assembleia de Minas.
 
MOC no governo
Informação que circulou nesta semana no Estado e principalmente em Montes Claros é a de que o nome do montes-clarense general Mário Araújo vem sendo cotado para integrar o governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL). Ele seria aproveitado em cargo de segundo e terceiro escalão. Chegaram a citar a diretoria-geral da Sudene, mas a dificuldade seria o ciúme dos parlamentares e lideranças do Nordeste, que não abrem mão da apresentação dos nomes.
 
Cisrum
Prefeitos da região estão tentando o consenso em torno da chapa da diretoria do Cisrun Macro Norte, marcado para acontecer no próximo mês. Já é certo que o prefeito de Porteirinha, Silvanei Batista, vai para reeleição e costura chapa única. Outro que demonstrou interesse em participar do processo é o prefeito Marcelo, da cidade de São Romão. O certo é que todos estão acreditando que haverá entendimento, uma vez que a situação financeira pela qual passa o Consórcio poderá ser prejudicada ainda mais.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por