Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Centro na política

Publicado em 22/07/2023 às 00:00.

Historicamente, encontramos partidos políticos afirmando serem de centro-esquerda, centro-direita ou até mesmo centro. Do ponto de vista prático não existe essa posição, já que os posicionamentos são baseados em valores e a verdadeira política não aceita meio termo. Aliás, o próprio eleitor define seu posicionamento baseado no que os dois lados apresentam. Um exemplo dessa leitura é o comportamento do Centrão no Congresso Nacional.
 
Centrão
No jargão popular, quando um político só pensa em benefício próprio, “se lixando” para a população, costumamos dizer que “está em cima do muro”, ou seja, quem oferecer mais é o lado que ele pende. Este é o caso do Centrão no Congresso Nacional, formado por políticos que se vendem a troco de cargos e liberação de recursos de emendas. Em nenhum momento se constrangem em vender a consciência daqueles que confiaram a eles o voto, pois sabem que na próxima eleição conseguirá novamente enganar o eleitor, cultivando o pensamento que povo é um amontoado de ninguém.

Legalizando o crime
Está “na mesa” da ministra e presidente do STF, Rosa Weber, ação do Psol que permite o aborto até as 12 semanas de gravidez. Na prática, a proposta do referido partido é legalizar a prática de um crime. Não precisa ser da área médica para saber que ao final da oitava semana após a fecundação ( 10 semanas de gravidez), o embrião é considerado um feto e que durante esse estágio, as estruturas que já se formaram crescem e se desenvolvem.
 
Pimentel e Zema
Nesta semana o ex-governador de Minas, Fernando Pimentel (PT), foi às redes sociais para declarar que o governador Zema (Novo) tem obsessão por ele e que tem feito críticas e acusações infundadas em relação ao seu Governo. A este respeito, penso que se realmente ele acredita que tem sido vítima e que as acusações não procedem, o caminho é acionar a justiça. O problema é que nem os próprios aliados do ex-governador acreditam nas suas verdades e as urnas deram a resposta.
 
Eleição em Moc
Vários leitores perguntando qual será a tônica da eleição 2024 em Montes Claros. Pelas movimentações é preciso afirmar que o prefeito Humberto Souto (Cidadania) já escolheu o seu vice, Guilherme Guimarães e pretende convencer o eleitor, através de obras . Já a oposição tentará desconstituir a administração apresentando pontos vulneráveis. No caso específico do PT, a esperança é que o Governo do presidente Lula (PT) deslanche, caso contrário, terão dificuldades na montagem do discurso em comparação ao adversário.
 
Taxando pensamento
É preocupante o projeto colocado em curso pelo Governo Federal para aumentar a arrecadação. Está taxando o possível e o impossível. Não será novidade se também taxar o pensamento da população.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por