Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Cemig na contramão

Publicado em 18/06/2024 às 00:00.

A Câmara de Montes Claros realizou na manhã de ontem (17) audiência pública com o tema “Energia Solar- Dificuldade de Autorização de Novos Projetos pela CEMIG”. Apesar da importância do assunto para a região, a companhia não mandou nenhum representante, numa total falta de respeito com a população e seus representantes. Da mesma forma, o Governo do Estado, que tanto propala a privatização da Cemig, também esteve ausente. A Assembleia de Minas foi representada pela vice-presidente, deputada estadual Professora Leninha (PT). Vale lembrar que o Estado possui 50,97% das ações ordinárias da empresa, nenhuma preferencial, sendo que ao todo detém 17,04% das ações.

Privatização da Cemig
Sempre manifestei neste espaço que sou a favor da privatização da Cemig, por entender que a empresa não atende às expectativas da população e apenas visa lucro. Pelas palavras dos participantes de audiência pública, nesta segunda-feira, na Câmara de Montes Claros, ficou claro que a justificativa pela reprovação de projetos, principalmente das pequenas e médias empresas de implantação de energia fotovoltaica, não se aplica. Ela justifica que não tem capacidade na rede para receber energia, enquanto sabemos que a demanda comporta, além de que, na zona rural a deficiência no atendimento é gritante, isso sem contar de que na maioria é rede monofásica.

CPI da Cemig
Durante a audiência para discutir os empecilhos colocados pela Cemig para impedir a implantação de energia fotovoltaica por parte da população, através das pequenas e médias empresas, foi solicitado a criação de uma CPI na Assembleia Legislativa para investigar o monopólio da empresa sobre o sistema e a concorrência desleal uma vez que encontra facilidade para aprovar e implantar no Estado usina fotovoltaica, ao mesmo tempo em que impede a população de descarregue em seu sistema.

Alimentando adversário
Tenho sido questionado em relação aos reais motivos do crescimento do bolsonarismo no país e consequentemente da direita. Já citamos como exemplo o fato do marketing e das ações do Governo Federal caminhar no analógico, enquanto a direita atual no digital. Agora, por exemplo, esquecem da velha máxima de que na política, quando fora de campanha, a forma de você isolar e tentar colocar o adversário na vala do esquecimento é não polarizar a discussão com ele e não fazer comparativos durante a gestão. Resultado: estão alimentando a figura de Bolsonaro.

Solidariedade
O Solidariedade em Montes Claros, que estava por decidir apoiar Guilherme Guimarães (UB) ou Délio Pinheiro (PDT) bateu o martelo e ficará mesmo com Guilherme. O acerto foi feito na semana passada, com direito a foto e gravação para as redes sociais.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por