Logotipo O Norte
Terça-Feira,13 de Maio
Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Caso Mirabela

Publicado em 02/06/2020 às 02:23.Atualizado em 27/10/2021 às 03:39.

A coluna foi a primeira a divulgar a denúncia de que o prefeito de Mirabela, Luciano Rabelo, estaria filiado no PSL e que, naquela agremiação, não teria legenda, por ser o partido ligado ao grupo do ex-prefeito Carlúcio Mendes. Citamos o fato de este ter dito que sua filiação era no Avante e que, em momento algum, havia assinado ficha de filiação no PSL. No fim de semana, a juíza eleitoral Rozana Silqueira Paixão acatou pedido de Luciano e sugeriu investigação da Polícia Federal para saber se houve falsificação e quem teria filiado o chefe do Executivo mirabelense no PSL. A suspeita é a de que o processo teria ocorrido no Diretório Estadual. O certo é que todos querem saber onde está a verdade.

Isolamento social
Tenho insistido na necessidade do isolamento social, de medidas de distanciamento, de ações que evitem a proliferação da Covid-19. Entretanto, também tenho defendido a abertura responsável do comércio, usando critérios técnicos e não somente baseado na burocracia e achismo de servidores públicos que fazem parte dos chamados comitês de crise espalhados por este Brasil afora. Em alguns casos, agem fora da realidade. Agora mesmo, estamos assistindo, na periferia de Montes Claros, barzinhos funcionando normalmente, sem qualquer medida de prevenção. Em contrapartida, a prefeitura trata de forma diferenciada alguns comércios que, com o distanciamento e uso de máscara, oferecem menos risco para a população. O acúmulo de pessoas em frente a lojas, bancos, lotéricas, supermercados é uma prova viva de que não existem critérios eficazes na hora da publicação dos chamados decretos e, menos ainda, fiscalização.
 
Fechamento de garagens
A população de Montes Claros merece uma explicação convincente da MCTrans sobre a proibição de funcionamento das garagens na área central da cidade. Como a chamada área azul não é suficiente para atender a demanda, a MCTrans fecha as garagens e aproveita para colocar em prática a chamada “fábrica das multas”. Será que carro transfere a Covid-19 de um para o outro? Será que o motorista que procura uma garagem permanece durante todo o tempo dentro do veículo? Infelizmente, em várias das medidas que estão sendo adotadas por este Brasil afora é fácil perceber o que podemos chamar de “ditadura branca”.
 
Hospital referência
Numa decisão do Comitê de Crise, em consonância com a Secretaria Municipal de Saúde e Superintendência Regional de Saúde, o Hospital das Clínicas Mário Ribeiro da Silveira passa a ser a primeira referência no atendimento à Covid-19 em Montes Claros. A ordem do credenciamento, por referência, é a seguinte: Hospital Mário Ribeiro (1º), Hospital Universitário (2º), Hospital Aroldo Tourinho (3º), Dilson Godinho (4º), Santa Casa (5º) e Protosocor (6º).

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por