A montes-clarense ministra Cármen Lúcia que assume no início do próximo mês a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (STF) tem nas mãos a oportunidade de retocar sua imagem no que refere ao desgaste da justiça federal junto à população. A principal tarefa é retirar de dentro do judiciário eleitoral as raízes ideológicas ali implantadas. A este respeito basta ressaltar que hoje nenhum dos ministros da suprema corte tem a liberdade de frequentar local público.
Homenagem a ministra
O desgaste dos integrantes do STF chegou a tal ponto que não existe clima para que os integrantes daquela corte compareçam à solenidade pública no país, seja para proferir palestra, ou ser homenageado. Um exemplo é a ministra Cármen Lúcia, que tem duas homenagens para receber em Montes Claros, sua terra natal, e nem sequer ventila a oportunidade de agendar data para receber. Em 2007, por indicação do professor de direito da Unimontes Sebastião Vieira e da reitoria, foi outorgado à ministra o título de Doutora Honoris Causa. Em 2020, por iniciativa do então vereador Edmilson Magalhães, a Câmara de Montes Claros aprovou proposta concedendo a Cármen Lúcia o título de Cidadã Honorária.
Celer Biotecnologia
A expectativa é de que até o final deste ano a empresa Celer Biotecnologia inicie o seu funcionamento em Montes Claros. A adaptação do espaço e a implantação dos equipamentos já iniciaram. A empresa atua no segmento de diagnóstico clínico humano e veterinário e no desenvolvimento e sistemas de instrumentação e automação laboratorial. A empresa está sendo montada em espaço onde funcionava a Usina da Coopagro, na região da Vila Exposição.
Saúde na justiça
O principal assunto da reunião ordinária da Câmara de Montes Claros na manhã de ontem foi a precariedade na área de saúde, em especial a pediatria. A este respeito, o vereador Rodrigo Cadeirante informou que a prefeitura está ingressando no Ministério Público com denúncia contra o Hospital Universitário, através do Governo do Estado e da Santa Casa. A queixa é da falta de estrutura e ter feito repasse para o atendimento pediátrico, o que não aconteceu. É fato é que o problema existe, mas em relação ao teor das acusações só poderemos fazer uma avaliação, ou manifestarmos em definitivo após manifestação de ambas as partes.
HU Sucateado
Não é de hoje que o Hospital Universitário vem recebendo queixa da população. Não é exagero dizer que o referido hospital está sucateado, com deficiência em sua estrutura para atender várias áreas e não somente pediatria. Além da falta de equipamentos, também falta material humano. Como é de responsabilidade do Governo do Estado, não é exagero afirmar que o governador Zema (Novo) virou as costas para a saúde de Montes Claros.