Cerca de 100 prefeitos do Norte de Mina, estão seguindo nesta terça-feira para Brasília-DF, onde têm confirmado encontro com o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco. O assunto principal da pauta é a queda no FPM, o que forçará principalmente prefeitos de municípios 0.6 a promoverem demissão de funcionários.
Quanto pior melhor
A diminuição no repasse do FPM é entendida por alguns setores como estratégia do Governo já pensando nas eleições de outubro do próximo ano. Uma outra leitura, e a mais provável, é que o Governo vem tendo dificuldades na área econômica ou que o atendimento aos municípios não faz parte de suas prioridades. Os principais prejudicados têm sido as cidades com o menor IDH.
SAM Metais
Representantes da SAM- Sul Americana de Metais foram recebidos pela equipe da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME) quando atualizaram sobre o Projeto Bloco 8 da mineradora. Durante o encontro o diretor do órgão, Breno Zaban Carneiro, comentou: “ o Projeto Bloco 8 é um dos maiores empreendimentos de mineração que está para ser implantado na região do Norte de Minas e o ministro Alexandre Silveira ficará muito contente com sua concretização” O gerente de comunicação e relacionamento da SAM, Cristiano Duarte, comentou que o apoio do governo federal é fundamental para somar as esferas estaduais e municipais que já apoiam o projeto, que será redenção da região beneficiada. Além da geração de emprego e atendimento às questões ambientais, várias obras que constam no projeto trarão benefícios diretos para a população.
Sete de Setembro
A prefeitura de Montes Claros já iniciou as reuniões preparatórias para o Desfile de Sete de Setembro. Mesmo não tendo bola de cristal é possível prever que o evento não terá o mesmo brilhantismo dos anos anteriores. É que nossas autoridades responsáveis por resguardar, proteger, preservar a nossa democracia vem colaborando para morrer este sentimento. Hoje a desconfiança contaminou os poderes respingando inclusive nas Instituições de segurança do País.
Discriminação da Maconha
Parece que somente agora o Congresso Nacional chega à conclusão de que o STF está legislando em seu lugar. A votação da descriminalização da maconha que deve ser retomada nesta semana foi a gota d’água para obrigar o presidente do Senado Rodrigo Pacheco a se manifestar, afirmando que está havendo invasão de competência do Poder Legislativo. Entende que a decisão beneficia traficantes fornecedores. A tendência será o aumento dos chamados “aviões” que são pessoas contratadas para vender drogas. Simplesmente irão fracionar a droga para deixar entender que é para uso pessoal.