Na coluna de ontem fui orientado, por autoridade ligada ao Judiciário, que no caso de partido estar filiando pré-candidatos fora do prazo, que foi no último dia 4 de abril, que seja formalizada a denúncia na própria Justiça Eleitoral ou no Ministério Público. A verdade é que até o dia de ontem tal procedimento era possível e, para burlar a Justiça, os partidos apresentam data retroativa (antes do dia 4). A este respeito não existe a necessidade de denúncia, basta conferir no próprio cartório o dia em que foi inserida a filiação, independentemente de ter usado como subterfúgio a data retroativa.
Concurso da Polícia
Estava previsto para este mês de maio o início da escolinha de formação militar para os aprovados no último concurso promovido pela Polícia Militar de Minas. Acontece que, em decorrência da pandemia da Covid-19, o comando-geral da instituição cancelou o início da preparação, sem data definida para ser colocada em prática. A expectativa é a de que as aulas possam iniciar em novembro ou dezembro deste ano.
Abertura do comércio
Janaúba, que foi o primeiro município no Norte de Minas a definir pela flexibilização na abertura do comércio neste período da pandemia da Covid-19, tem servido de exemplo para outras cidades. Ontem, o prefeito de Taiobeiras, Danilo Mendes, se reuniria com a diretoria da ACI e empresários para discutir a reabertura de alguns estabelecimentos, através de escalonamento, com horários diferentes. A proposta é manter fechado somente comércio que aglomera pessoas.
Disputa em Taiobeiras
Partidos políticos em Taiobeiras já estão articulando a formação das chapas na disputa majoritária. Pelo desenho de hoje, o PDT, PSDB, Podemos e PT estarão na disputa. O PDT já definiu que lançará como candidato o empresário Carlito Arruda, tendo como vice o ex-vereador Valmir Pezão (Solidariedade). O grupo terá ainda o apoio do PTB. O grupo do prefeito Danilo Mendes (PSDB) contará com participação do PSD. A indefinição até agora é do MDB, que provavelmente apoiará um dos grupos.
Hospitais vazios
Sem querer emitir opinião ou qualquer juízo de valor, um fato interessante tem chamado a atenção deste jornalista: as autoridades da área de saúde vêm tentando convencer a população a permanecer no isolamento, em decorrência da Covid-19, usando como um dos argumentos o fato de os hospitais não conseguirem atender a demanda. A curiosidade da questão é que antes do coronavírus os hospitais de Montes Claros não vinham conseguindo atender a demanda. Um fato corriqueiro eram os corredores dos hospitais com dezenas e dezenas de pacientes. Hoje, em meio à epidemia, todos estão praticamente vazios e sem aglomeração. Fiz questão de, no dia de ontem, visitar alguns hospitais e constatar o fato.