Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Brincadeira de criança

06/12/2018 às 07:00.
Atualizado em 28/10/2021 às 04:07

Não sei se considero uma brincadeira de criança ou um desrespeito com a comunidade universitária do Norte de Minas a novela criada pelo governador Fernando Pimentel em torno da indicação na lista tríplice do novo reitor da Unimontes. O certo é que desde ontem a instituição de ensino está sem reitor. Como decana, a professora Nair Amélia Prates Barreto está respondendo pela universidade.
 
Desmoralização
Mesmo que na edição de hoje do Diário Oficial do Estado o governador Fernando Pimentel (PT) publique o ato de nomeação do novo reitor da Unimontes, o estrago e a desmoralização junto aos deputados do seu partido já foi feito. Ontem, um integrante da cúpula estadual do PT comentou com este jornalista que o clima de constrangimento é geral. Disse ainda que o governo garantiu que o nome do professor Rômulo Batista está confirmado, mas diante da novela criada, ninguém confia mais nas palavras do chefe do Executivo, que demonstra não estar sabendo como lidar com as pressões.
 
Salvar quem?
O episódio que vem acontecendo no caso Unimontes, como tantos outros por este Brasil afora, demonstra que a preocupação dos atos praticados pelas principais lideranças do PT tem como objetivo a tentativa de blindagem ou proteção a integrantes da agremiação. Falta liberdade e coragem para a tomada de posição. Em resumo: estão preferindo tentar salvar as pessoas do que o partido.
 
Fundo Extraordinário
Por diferença de um voto (23 a 22), deputados mineiros aprovaram na terça-feira projeto de lei que cria o Fundo Extraordinário de Minas Gerais, objetivando evitar que o governador Fernando Pimentel seja enquadrado na Lei de Responsabilidade Fiscal. A proposta, que ainda será votada em segundo turno, determina que a dívida do Estado com prefeitura e outros sejam quitadas com o dinheiro da dívida da União com Minas, na chamada Lei Kandir. Vale lembrar que os deputados norte-mineiros Gil Pereira (PP) e Arlen Santiago (PTB) votaram contra.
 
Recesso
A mesa diretora da Assembleia de Minas vota, na próxima semana, em segundo turno, o Projeto do governador Fernando Pimentel (PT) que cria o Fundo Extraordinário de Minas Gerais. É que o recesso parlamentar daquela Casa se inicia no próximo dia 15 e qualquer reunião somente acontecerá se houver convocação extraordinária.
 
João Canela
Em seu último ato como reitor da Unimontes, o professor João Canela presidiu, na terça-feira, solenidade de posse de mais 16 médicos do concurso público para o Hospital Universitário. O superintendente do hospital, Otávio Braga, lembrou que há oito anos, no início da gestão de Canela, havia cinco vínculos de médicos na instituição. Hoje já são 86 médicos concursados.
 
Eleição na Câmara
Ontem foi o prazo limite para apresentação de chapa na disputa pela direção da Câmara de Montes Claros. Até o fechamento da coluna, apenas o vereador Marcos Nem e o vereador Idelfonso da Saúde haviam se manifestado.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por