Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Beabá da política

Publicado em 15/06/2024 às 04:57.

Com exceção do período eleitoral, o beabá da política determina que quem está no poder não deve polarizar nenhum tipo de discussão ou debate com quem está fora do poder. Essa deve ser a máxima a ser seguida pelos agentes políticos. Comportamento contrário resulta no que vem acontecendo no país, onde o grupo do presidente Lula (PT) e o próprio STF mantém viva e promove na mídia a figura do bolsonarismo, mais especificamente a figura do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Continuo pensando que em matéria de política, a esquerda no planeta continua no analógico enfrentando uma direita na digital.

Fora Polícia
Fica mais evidente que a maioria da classe política, em especial parte dos governadores, deputados, senadores e Governo Federal, acreditam que dificilmente necessitarão do serviço da polícia e tratam estes profissionais como subprodutos. Não conseguem entender como é ter que manter a segurança do país, combater as drogas e crimes de toda natureza. Além da desvalorização salarial, como é o caso de Minas Gerais, também estão tentando tirar destes profissionais o direito de representar a população no Congresso e na Assembleia. A PEC que determina a transferência para a reserva, militares que se candidatarem a cargos eletivos é uma vergonha e um tiro mortal na democracia.

Visita de Lupi
Quando a análise não é aquela que agrada os envolvidos, é comum a contestação em forma de crítica. Agora mesmo, não tem como não manifestar dentro do viés técnico o anúncio do deputado federal Délio Pinheiro (PDT), que é pré -candidato a prefeito em Montes Claros, da visita este mês ao município do ministro do Previdência, Carlos Lupi (PDT). É possível prever que eleitoralmente o desgaste é bem maior do que os benefícios. Primeiro que sua pasta não tem nada o que oferecer e segundo, poderá colar ainda mais a imagem de Délio na esquerda, que já tem no município a candidatura de Paulo Guedes (PT). Para o universo eleitoral de Montes Claros, Lupi não aparece no holofote do processo.

De lá pra cá
Uma das novidades da eleição deste ano é que o acerto de apoio às candidaturas majoritárias está sendo feito de cima para baixo. Talvez para evitar surpresas, ou desgaste, os entendimentos estão sendo realizados junto aos diretórios estaduais e nacionais e num momento seguinte, envolvendo os diretórios e comissões provisórias locais.

Droga e prostituição
Quando será que acontecerá um entendimento entre herdeiros, justiça e a prefeitura de Montes Claros para dar destino ao imóvel abandonado onde funcionava o Motel Sonotur, no bairro Santo Antônio? O local continua servindo como ponto de prostituição e uso de drogas. A população naquela região está sendo premiada com a insegurança gerada pelo local

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por