Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Apoio de Pacheco

Publicado em 26/07/2025 às 00:00.

O principal assunto político desta semana foi protagonizado pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD), quinta-feira (24), quando esteve em evento em Minas Novas (MG) com participação do presidente Lula (PT). Pacheco declarou publicamente que vai apoiar a reeleição do presidente Lula (PT) e em contrapartida será o candidato da esquerda ao Governo de Minas. Sobre este assunto vale explicar que em política ninguém recusa apoio, a não ser que seja contrário ao alinhamento com o candidato em questão. Quanto ao apoio do senador à reeleição de Lula é possível dizer que pouco, ou quase nada, representará no processo. É que o eleitor de esquerda já faz parte da embarcação do atual presidente e Pacheco não tem como levar para a embarcação eleitores da direita.
 
Falta combinar
Mesmo com muitos anos de experiência na análise e divulgação política, até agora não consegui entender o desenho que o senador Rodrigo Pacheco (PSD) preparou para seu futuro político. Quando fala que apoiará a reeleição do presidente Lula (PT) na prática o resultado é o contrário. É o eleitor de esquerda que poderá migrar para seu projeto político. De mais a mais, é pouco provável que o PSD em 2026 faça parte da embarcação petista. Desta forma terá que migrar para uma agremiação alinhada com a esquerda. Em relação ao apoio a Lula entendo que primeiramente ele precisa combinar com o eleitor.
 
Preço do apoio
Poucos fizeram a leitura de que o apoio do senador Rodrigo Pacheco ao presidente Lula (PT), desde quando assumiu a presidência do Senado, teve um preço a exemplo das indicações. Sem contar com segundo e terceiro escalão, podemos citar a presença de Alexandre Silveira (PSD) no Ministério das Minas e Energia. Vale salientar que Silveira foi candidato ao Senado em 2022 justamente com seu apoio. Aliás, antes ele era funcionário do Senado justamente lotado no gabinete de Pacheco.
 
Nilcinho candidato
Vários leitores querendo saber se de fato o ex-prefeito de Padre Carvalho e ex-presidente da Amams, José Bispo Nílson de Sá será mesmo candidato a deputado federal. Como a coluna tem o compromisso de buscar a informação na fonte obtivemos a informação de que o “projeto continua de pé” e que no momento o trabalho tem sido de articulação na esfera estadual e federal, buscando apoio. Quanto ao partido houve conversas com o governador Zema (Novo) sobre o assunto e também com a direção do PL. Em relação se vai ou não disputar a eleição, Nílson salienta que a decisão sai agora no mês de agosto.
 
Barril de pólvora
A população em especial a classe política vem tratando os acontecimentos no país dentro de um viés político sem perceber que “estamos sentados em um barril de pólvora. Estamos às portas de uma convulsão social. Paciência tem limite.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por