Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Angu de caroço

Publicado em 21/01/2023 às 02:00.

Nas articulações visando a disputa pela presidência da Assembleia Legislativa de Minas, surgiu um fato novo. Apesar de o governador Zema (Novo) ser bolsonarista e o PL nacional ter orientado a agremiação a apoiar o seu candidato, a decisão veio ao contrário. Na quinta-feira (19), a bancada do partido esteve reunida e fechou apoio ao deputado Tadeuzinho (MDB). A alegação é que o emedebista tem trânsito na esquerda, no centro e na direita, o que pode facilitar para o próprio Governo. Vale lembrar que o candidato do Palácio é o deputado Roberto Andrade (Patriota).
 
Codevasf
Nos últimos dias, temos assistido a várias informações relacionadas a especulações em torno da nova diretoria da Codevasf em Minas, cuja sede é em Montes Claros. Chegaram a creditar ao deputado Paulo Guedes (PT) a responsabilidade pela indicação, citando o nome do empresário Arnaldo Via Única, como provável escolhido. A este respeito, vale esclarecer que a discussão do assunto somente ocorrerá após a posse dos parlamentares eleitos, em 1º de fevereiro. Para os cargos federais no Estado, a indicação será dividida entre os integrantes da bancada federal. Neste caso, se na divisão do direito for do deputado Paulo Guedes, o nome mais próximo é, de fato, do empresário Arnaldo Via Única.  

Respeite a Polícia
Os constantes ataques do Ministro da Justiça, Flávio Dino, e do próprio presidente Lula (PT) aos integrantes das instituições de segurança esticaram tanto as cordas que o caldo já estava entornando. Diante do quadro, assessores próximos ao chefe do executivo, provavelmente ligados às Forças Armadas, sugeriram que estava na hora de entrar em cena o “Lulinha paz e amor”. O resultado foi a realização, na quinta-feira, de reunião urgente com os integrantes das Forças Armadas, quando Lula deu a farinha por menos e acenou com bandeira branca. A este respeito, entendo que o pedido de desculpas deveria acontecer de forma pública.
 
Homenagem
Será neste sábado (21), no Centro Social, em Janaúba, evento promovido pelo jornalista Fernando Lucas: “Destaques da Serra Geral”. Agradeço aos organizadores por ser um dos homenageados.
 
Sucessão em Espinosa
Na coluna de sexta-feira (20), comentamos sobre as articulações em torno da sucessão municipal em Espinosa. Citamos que um dos nomes que aparece na prateleira de cima, pelo trânsito junto ao eleitorado e relacionamento com o prefeito Milton Barbosa (PT), é o do chefe de gabinete Marcelo Fernandes. A este respeito, leitor assíduo da coluna e que vive o dia a dia da política espinosense, informou que outro nome vem despontando: o do secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Henrique Campos, conhecido como Palau. Ele é filho do ex-prefeito Paulo e presidente do MDB de Espinosa.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2023Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por