A coluna mais uma vez sai na frente e traz informação de que nesta quinta-feira (19) deputados estaduais fecham acordo para formação da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa de Minas. O que chama a atenção nas articulações foi a capacidade da engenharia política do governador Zema (Novo) de reverter o processo. No início das discussões o clima era favorável a oposição que apresentou como candidato o deputado estadual Tadeuzinho (MDB). Se não houver uma reviravolta será confirmado o nome do deputado Roberto Andrade (Avante) para presidir aquela casa em 2023 e 2024.
Lama asfáltica
Sem entrar no mérito da questão, o certo é que na administração do então prefeito Luiz Tadeu Leite, várias ruas de bairros da cidade receberam a chamada lama asfáltica, que era uma fina camada de material betuminoso lançado em cima de ruas de terra. O resultado é que hoje a prefeitura gasta muito mais na operação tapa-buraco nestes locais do que se tivesse que realizar o recapeamento. Aliás, mesmo naquela época ninguém conseguia entender o porque a prefeitura deixou de realizar o asfalto convencional para lançar mão do chamado “mel de coruja”.
Sem candidato
Mesmo estando festejando o retorno à presidência da República os petistas em Minas Gerais já começam o ano com uma preocupação: No quadro de filiados no Estado falta nome para disputar as eleições municipais na majoritária em 2024. Neste mesmo tom a agremiação também não vislumbra nome no partido para enfrentar o candidato da situação ao Governo. A aposta é de que Lula (PT) consiga fazer boa gestão principalmente com investimento em Minas. O principal adversário continuará sendo a turbulência provocada no país e a falta de tempo.
Previsão para o Governo
Tenho sido questionado por leitores querendo saber minha opinião se o governo Lula (PT) vai dar certo. A este respeito entendo que o próprio leitor pode fazer uma previsão baseado em antigo ditado popular que diz;”Tudo que começa certo acaba certo e tudo que começa errado acaba errado”.
Eleição no Cisrun
Prefeitos do Norte de Minas filiados ao Cisrun- Samu Macro Norte- reuniram na manhã de ontem no auditório da OAB em Montes Claros para referendar chapa única apresentada na eleição da entidade. O presidente eleito é o prefeito de Juvenília Rômulo Marinho (PT), tendo como primeiro vice o prefeito de Riacho dos Machados, Ricardo de Minga (PL) e segundo vice, Marcelo Meireles de São Romão.
Retorno
Os vereadores de Montes Claros retomam na terça-feira da próxima semana (25) as reuniões de plenário. O chamado recesso parlamentar encerra neste final de semana. A novidade é que os trabalhos retomam tendo na direção da casa nova diretoria, com o vereador Júnior Martins como presidente.