Não temos que desmerecer a decisão dos prefeitos que estão aproveitando a sobra dos recursos do Fundeb, que só poderão utilizar até o final deste mês ou terão que devolver à União, para o pagamento de abono aos profissionais da educação. A este respeito vale esclarecer que o rateio da sobra desses recursos não deve ser visto como mérito ao chefe do Executivo, já que não teria outra saída se assim não procedesse. O que devemos cobrar das autoridades é que paguem aos professores o chamado piso nacional, o que não vem acontecendo. Rateio e 14º salário só estão sendo pagos porque é a única saída para não devolver os recursos à União.
Prestação de conta
Vários prefeitos sentaram em cima dos recursos que vinham recebendo do governo federal para investir no setor de educação e agora estão desesperados sem saber como prestar conta, já que teriam que aplicar este ano ao menos 25% da receita como obriga a Constituição. Levantamentos mostram que oito de cada dez prefeitos do país correm o risco de serem enquadrados na Lei de Responsabilidade Fiscal. Prefeitos alegam que não havia no que investir, já que as escolas ficaram fechadas durante todo ano, o que reduziu os gastos.
Vera Siuf
Ontem, Montes Claros amanheceu triste com a notícia do falecimento de dona Vera Siuf, que considerávamos a madrinha da imprensa, por ser esposa do saudoso jornalista Elias Siuf, responsável maior pela chegada e o crescimento da radiodifusão no Norte de Minas. Ele era referência e, ao seu lado, mantendo o mesmo carinho com os profissionais da imprensa, estava dona Vera distribuindo sorrisos e carinhos.
Jarbas Soares
O procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares, tem dedicado parte de suas ações à frente do órgão valorizando a sua região. No próximo dia 17 ele irá participar de programação elaborada pelo Cimams e segue com visita a vários municípios da região, entre eles São Francisco, sua terra natal, e Patis. Ele retorna à capital no dia 22.
Promoções PM Regional
Fizemos o compromisso de na coluna de hoje divulgar a relação de oficiais da Polícia Militar no Norte de Minas que consta na lista daqueles que serão promovidos. Citamos o major Fernandes, lotado em São Francisco, como sendo o único promovido à patente de tenente-coronel. Os demais oficiais promovidos e as patentes foram os seguintes: major Allan Mendes (2ª Cia Independente), capitão Roger Mendes (2ª Cia Independente), capitão Denisson Pereira (51º BPM), capitão Ricardo Pardim (10º BPM). Foram promovidos à patente de tenente Abimael Silveira, Ado Frederico, Diego Alves, Rogério Mendes, Isaac Cruz, Horácio Izidro e Fellipe de Castro. Também vários militares da área de saúde foram promovidos à patente de capitão.