Logotipo O Norte
Quarta-Feira,27 de Novembro
Terezinha Camposterezinhaorquidea@gmail.com

Ziraldo, um menino com noventa anos

Publicado em 03/11/2022 às 21:51.

Ziraldo Alves Pinto nasceu em Caratinga, Minas Gerais , no dia 24 de outubro de 1932. Seu nome vem da combinação dos nomes de sua mãe, Zizinha, e o de seu pai Geraldo. Desde criança já mostrava seu talento para o desenho. Com seis anos teve um desenho seu publicado no jornal Folha de Minas. 

Ziraldo é um cartunista, desenhista, jornalista, cronista, chargista, pintor e dramaturgo brasileiro. É o criador do personagem de quadrinhos infantil “O Menino Maluquinho”. Foi um dos fundadores da revista humorística “O Pasquim”.

Ziraldo estudou no Grupo Escolar Princesa Isabel. Em 1942 foi com a avó para o Rio de Janeiro, onde estudou por dois anos no MABE ( Moderna Associação de Ensino ). Em 1950 retornou para Caratinga e concluiu o científico no Colégio Nossa Senhora das Graças.

“Meu marido conta da Revista Pererê e da Revista humorística O Pasquim , que ele chegou a colecionar quando criança e, segundo ele ainda tem alguns exemplares nos seus arquivos. Ele sempre gostou das revistas em quadrinhos, dos gibis e dos álbuns de figurinhas”.

A carreira de Ziraldo começou na revista “Era Uma Vez”, quando fazia colaborações mensais. Em 1954, começou7 a trabalhar no jornal “Folha da Manhã” ( hoje Folha de São Paulo ), desenhando em uma coluna de humor.

Em 1957 foi para a revista O Cruzeiro, publicação de grande prestígio na época. Nesse mesmo ano, formou-se em Direito na Universidade Federal de Minas Gerais . Em 1958, casou-se com Vilma Gontijo. Com quem teve três filhos, Daniela, Antônio e Fabrízia.

Em outubro de 1960, Ziraldo lançou a primeira revista brasileira de quadrinhos e colorida, de um só autor, intitulada “Pererê”. As histórias das revistas já vinham sendo publicadas em cartuns nas páginas da revista O Cruzeiro, desde 1959.

As histórias se passavam na floresta fictícia “Mata do Fundão”. A publicação da revista durou até abril de 1964, quando foi suspensa pelo regime militar. Em 1975, a revista foi relançada com o nome de “A Turma do Pererê”, mas só durou um ano.

Em 1969, Ziraldo lançou seu primeiro livro infantil “Flictis”, que relata a história de uma cor que não encontrava seu lugar no mundo. Nesse livro usou o máximo de cores e o mínimo de palavras. Nesse mesmo ano , recebeu o Prêmio Nobel Internacional do Humor , no Salão Internacional de Caricaturas de Bruxelas.

Em 1980, Ziraldo lançou o livro “O Menino Maluquinho” um dos maiores fenômenos editoriais no Brasil. O menino maluquinho é uma criança, que vive com uma panela na cabeça, é alegre, sapeca, cheio de imaginação e que adora aprontar e viver aventuras com os amigos. Em 1981, o livro recebeu o “Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro”.

As obras de Ziraldo já foram traduzidas para diversos idiomas e publicadas em revistas conhecidas internacionalmente , como a inglesa “Private Eye”, a francesa “Plexus” e a Americana “Mad”.

“Ziraldo é sem dúvida um dos grandes expoentes da literatura infanto- juvenil, deixando uma herança literária de uma riqueza ímpar para que pais e professores tenham um direcionamento de uma boa e proveitosa leitura, no dia a dia acadêmico”. 

Fonte: Biblioteconomista e professora: Diva Frazâo.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por