Terezinha Camposterezinhaorquidea@gmail.com

Pedagogia

13/05/2022 às 00:04.
Atualizado em 13/05/2022 às 09:58

Um dos cursos que mais oferecem vagas nas faculdades do Brasil e um dos mais acessíveis, a Pedagogia ocupa espaço não só no âmbito social, como cultural, se adaptando aos ambientes de cada aluno, formando as gerações por vir. A pedagogia desenvolve o aprender do indivíduo, logo existem diferentes técnicas e abordagens para a aprendizagem individual, seja de adultos ou de crianças.

Ou seja, se a aprendizagem é o processo individual de apreensão do conhecimento, a didática refere-se ao método em que esse conhecimento é passado para outros, variando largamente de país para país, ou idade para idade, como é o caso da Andragogia, que é o ensino de adultos. Ao pedagogo, cabe estudar essas técnicas e várias áreas das ciências humanas e sociais.

A Andragogia refere-se ao ramo da Pedagogia que foca no aprendizado de adultos ao assimilar conhecimentos que sejam pertinentes ou tenham relação com sua realidade imediata. A Andragogia tem um papel no ensino de jovens e adultos e os mais velhos. Embora tenha atraído a atenção de educadores, ainda é um campo emergente da ciência ao ponto que detratores consideram um sistema mais ideológico do que realmente um processo de aprendizagem.

A Pedagogia teve sua origem na Grécia antiga, o termo é a junção de paidos (criança) com aigen (levar a, orientar), em linhas gerais “orientar a criança”. Os pedagogos, na verdade, eram os escravos que acompanhavam as crianças e, embora submissos a ela, precisavam exercer a autoridade. Um ponto referencial para a Pedagogia atual se deu nas discussões de Sócrates, empregando o método na qual os alunos viam a própria ignorância ao apresentar postulados ou axiomas para a discussão entre os pares.

Com o avançar dos tempos, a educação começou a se desenvolver graças a Jean Jacques Rousseau e Iohannes Amos Comenius. Este último, o pai da Educação Moderna. Pastor e professor, introduziu novos métodos de ensino e sua didática se centrava a partir do pensamento lógico ao invés da simples memorização, partindo de conceitos mais simples para tópicos mais complexos, além de postular que a educação se estende por toda a vida.

Com o advento da psicologia e com novas teorias, surgem alguns expoentes como John Dewey, que postulava que ao invés de um conjunto de habilidades adquiridas, o educando deveria desenvolver suas habilidades individuais para um potencial pleno; e Paulo Freire, que defendia que a educação deveria usar de elementos da realidade do educando para desenvolver seu aprendizado, bem como voltar o educando para a conscientização e o pensamento crítico.

É um curso com muitas vagas no Brasil, desde a Pedagogia até a Psicopedagogia. O mercado de atuação desse profissional se mantém aberto e sempre em busca de novos colaboradores, seja no trabalho com o Ensino Infantil, no Ensino Fundamental, com adolescentes ou com adultos, de modo que há sempre a possibilidade de ocupação de cargo como diretor de escola, coordenador ou a atuação em empresas junto aos Recursos Humanos.

20 de maio é o dia consagrado ao pedagogo, esse profissional que tão bem trabalha pela formação das crianças, juvenis e adolescentes. Aos pedagogos, a nossa homenagem e reconhecimento!


 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por