Logotipo O Norte
Domingo,24 de Novembro
Terezinha Camposterezinhaorquidea@gmail.com

O valor de uma biblioteca

Publicado em 13/10/2022 às 22:50.

Quando eu era criança não havia bibliotecas em Montes Claros; talvez uma ou outra muito distante do público, livros bem conservados para não se estragarem. Mas livros é para serem manuseados, sublinhados e destacados trechos julgados interessantes pelo leitor. 

Naquele tempo nós tínhamos nossa biblioteca arranjada da maneira seguinte: levávamos nossos livros de histórias já lidos e emprestávamos para quem não tinha lido e aquele (a) colega nos emprestava o dele(a). E assim nós líamos o ano todo!

Biblioteca é uma palavra de origem grega que queria dizer uma grande caixa (theké) de livros (biblion). Assim as escolas que mantinham caixas de livros em salas de aula podiam de fato se orgulhar de ter uma biblioteca em cada classe. A origem da palavra Bíblia é remota. A forma mais antiga de livro de que se tem notícia é a um rolo de papiro , planta abundante às margens do Rio Nilo, usada pelos antigos egípcios , gregos e romanos para escrever.

Por que livros nas Bibliotecas? 

Segundo José Luiz Borges “Dos diversos instrumentos do homem, o mais assombros, é, sem dúvida, o livro. Os outros são extensão do seu corpo: o microscópio, o telescópio são extensão de sua vista; o telefone é extensão da voz; temos o arado e a espada extensão do braço. Mas o livro é outra coisa, o livro é uma extensão da memória e da imaginação.”

É através da memória que refletimos, raciocinamos e chegamos às conclusões de que necessitamos. Se a memória e a imaginação são aguçados vai nascendo a capacidade de reflexão, de raciocínio e de sabermos tomar decisões sábias.

No dia 17 de setembro eu fui agraciada tendo o meu nome na Biblioteca da Escola Adventista de Montes Claros ; foi um momento de muita emoção para mim, para minha filha e nossos convidados ali presentes.

Para mim , Deus é o Escritor por excelência e a Natureza é a grande biblioteca, cujos livros são a fauna e a flora , que nos transmitem silenciosamente a escrita divina. Ele escreveu a história de cada um de nós desde a substância informe e a cada dia vai acrescentando fatos em nossa história, fatos vividos por nós ao longo de nossas vidas, na contemplação da beleza da criação de Deus.

O grande escritor divino também escreveu a criação desde o primeiro dia da semana, quando criou o firmamento , a luz, a vegetação, o sol, a lua e as estrelas , e, assim Ele foi escrevendo, analisando a escrita e achando-a belíssima; escreveu então em linhas bem delineadas as aves e os peixes numa manhã radiosa. Na sua escrita veio também à existência todos os animais e mais tarde naquele dia, Deus escreveu a minha e a sua história, pois vieram à existência o homem e a mulher. 

Deus avaliou aquela escrita achou-a perfeita e colocou-a nas repartições da Natureza, como a Sua biblioteca, onde todos pudessem pesquisar a Sua graça Redentora, Restauradora e Salvadora. Cada ave, cada animal, cada planta testificam do amor do Pai.  

São livros que podemos ler e pesquisar a cada instante, o tempo todo assentados no colo divino para aprendermos e convivermos com o Deus, que escreve as mais inspiradoras histórias da vida de Seus filhos , que a aceitam como escrita por excelência.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por