Terezinha Camposterezinhaorquidea@gmail.com

O que a poesia pode fazer

Publicado em 04/01/2024 às 21:45.

No Curso Superior, e mesmo no Ensino Fundamental, já se está generalizando o ensino de língua através de textos. Gramática e Literatura vão sendo assimiladas dentro do estudo e da interpretação de trechos que funcionam como unidade, de sentido tão completo quanto possível.

A leitura propriamente literária oferece ensejo para a participação do aprendiz no clima artístico e poético, desde que bem interpretada e analisada.

No Ensino Fundamental já se deve fazer tentativa de comentários de textos em que se obedeça a critérios adaptados à idade e às experiências, ainda limitadas, dos pequenos alunos. O que se pretende é que a leitura sentida e vivida nos tenros anos seja garantia de melhor integração de leitor e autor ou leitor e texto, nos anos posteriores.

Vamos convir em que se marcariam etapas sucessivas na leitura de um poema:

a)de identificação; b) de relacionamento de imagens, motivos, ideias com a experiência pessoal do leitor; c) de enriquecimento de experiências com ponto de partida no poema e busca de novos caminhos; d) de julgamento.
Tempo, espaço, motivos, força persuasiva, musicalidade, beleza de forma e de conteúdo, clima emocional são vividos e revividos pelo leitor avisado.

A análise de um poema, no Curso Superior e no Médio, prevê certo lastro cultural que não existe ainda em aluno do Ensino fundamental; nesse período, portanto, a análise será simples, concreta mesmo, dentro da pouca experiência dos pequenos aprendizes, de suas possibilidades, de sua sensibilidade e de sua inteligência em evolução.

A comunicação se dificulta pela ausência de interlocutor; no momento da aplicação direta, as dificuldades se atenuam e as soluções de situações que se criarem vão sendo encontradas, naturalmente, pelo professor e pelos alunos.

Etapas que podem ser observadas na análise de um poema:

1_ O professor faz uma leitura em voz alta.

2_ Os alunos fazem uma leitura silenciosa.

3_ O professor, em colaboração com os alunos divide o poema em itens, que podem ou não corresponder às estrofes.

4_O professor e os alunos situam cada item no tempo e no espaço, examinam os motivos, comparações, imagens, sugestões, rimas, ritmo, qualidades musicais, estilo, palavras.

5_O professor sugere a releitura do poema, individual ou em conjunto, pela turma ou por grupos.

Decorar poema ainda se tem de considerar como bom processo de encaminhamento de participação pessoal do leitor com o texto, sobretudo se a poesia for antes conscientizada através de análise e participação de cada verso, de cada expressão; se a memorização se fizer com anuência e interesse do aprendiz.

Lembro-me lá no Ensino Fundamental eu tive meu caderno de Poesias.

E através delas eu me despertei para o encantamento da leitura e da escrita; e, acredito que o meu interesse inexplicável pela Literatura vem desses idos e da influência de professores, que viam na leitura o passaporte para os vôos literários.

Do livro POESIA NA ESCOLA de ALAÍDE LISBOA DE OLIVEIRA Orientação Didática.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por