Terezinha Camposterezinhaorquidea@gmail.com

Grupo de serestas ‘Amo-te muito’

Publicado em 07/12/2023 às 19:58.

O Grupo de Serestas Amo-te muito, é o antigo Grupo de Serestas João Chaves; hoje sob a direção de Maria de Lourdes Chaves, a Lola, filha do João Chaves. O grupo recebeu o nome de Amo-te muito, que é uma das canções cantada pelo mesmo e é uma composição do João Chaves.

O Grupo de Serestas João Chaves ou Amo-te muito foi e é os encantos das noites enluaradas de nossa querida Montes Claros.

As vozes maviosas de seus participantes são como uma inundação perene encharcando os ouvidos, os cérebros e os corações com um canto harmonioso, celestial e suave enlevando-nos aos céus e trazendo-nos à terra com aquela indescritível melodia a nos mover de norte a sul, de leste a oeste pelos claros montes de Montes Claros.

Mas havia de ser assim, são os filhos da terra, os precursores de tão preciosa criação fazendo-nos honrados ao proporcionar-nos tanta beleza!

As composições variam pelos caminhos literários, ricas de sentimento; translúcidas na beleza que lhes caracterizam com os menestréis levando-nos pelo encantamento aos castelos medievais.

As letras, as poesias são de uma riqueza indescritível compostas por homens, que viveram para apreciar, valorizar e engrandecer aqueles com quem convivem.

Haja vista a Amo-te muito e o Bardo sem citar tantas outras. O Bardo, por exemplo, é uma composição belíssima! Uma letra de João Chaves em homenagem a Manoel da Silva Reis, natural de Diamantina. Era telegrafista e tocava violão. Costumava tocar violão deitado no chão olhando para o céu contemplando as estrelas. Daí surgiu O Bardo em sua homenagem.

Hoje precisamos cantar mais serestas, precisamos inundar os nossos corações da poesia que nos arrebata, que nos transforma e que nos aproxime uns dos outros trazendo propósitos para as gerações futuras.

O meu objetivo com essa matéria é valorizar esse Grupo, que conheço desde jovem, coleciono suas gravações e não me importa, quando ele está cantando canto com ele as músicas, que conheço; e, conheço quase todas!

Continue cantando! Continue valorizando a arte de cantar, de compor, de distribuir formosura através das vozes enternecedoras que Deus lhes concedeu.

Esse Grupo foi criado por doutor Francisco Alencar Carneiro em 1977. Ele era contador, advogado e instrumentista e na Seresta tocava bandolim. Faleceu em 4 de fevereiro de 2002.

O Grupo se apresentou várias vezes para a Polícia Militar, para o Poder Judiciário, em festividades cívicas e em casamentos em Montes Claros e outras cidades.

Maria de Lourdes Chaves, a Lola, filha de João Chaves, assumiu a direção do Grupo com o nome Amo-te muito. Foi a maneira justa de homenageá-lo preservando os valores culturais, sociais e políticos e levando aos rincões a beleza de suas composições.

O Grupo já passou por várias formações; a sua formação atual hoje, é a seguinte: Carmen, Deolindo, Jesuíno, Maria das Graças, Manoel, Pedro, Zezé, Zenaide, Lúcio, Maria José, Victor, Jackson, Hélio e a Lola.

Que se afastem as cortinas do desamor, da frieza e da indiferença; mas com inteligência e sabedoria, façamos arte, fortaleçamos vidas, mudemos rumos constituindo um mundo melhor!

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por