As fitas balançaram no céu neste final de semana, os nossos Catopês, Marujos e Caboclinhos estiveram em ação e você pode prestigiar momentos mágicos, que fazem parte da nossa tradição. Nosso mês de agosto é cheio de sensações, recordações e histórias para contar e executar, proporcionando cada vez mais a admirável tradição e costumes do nosso povo.
Nossos catopês na Marques de Sapucaí, no Rio de Janeiro
A Acadêmicos de Niterói voará em um céu de fitas, será liberdade em corpo de pipa e levará estandartes em nome da fé exaltando a cultura popular da Festa de Catopês, de Montes Claros, Minas Gerais. A caçulinha da série ouro irá colorir a Marquês de Sapucaí com o enredo autoral “Catopês – Um céu de fitas”, desenvolvido pelo carnavalesco Tiago Martins.
Imortalização do Mestre Zanza
O líder das manifestações folclóricas de Montes Claros foi imortalizado na música “Montesclareou”, de autoria do cantor e compositor Tino Gomes, em parceria com o compositor Georgino Junior (autor da letra, já falecido). A letra fala das Festas de Agosto e dos seus protagonistas. Mestre Zanza faleceu, aos 88 anos, João Pimenta dos Santos, um dos ícones das Festas de Agosto de Montes Claros, uma das manifestações folclóricas mais conhecidas de Minas Gerais, realizadas há 183 anos. Ele era presidente da Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos de Montes Claros e faleceu em decorrência de parada cardíaca. E viva Mestre Zanza!!!