A exibição do filme “Concerto de Outono para João Chaves” já tem data marcada. Será em maio deste ano.
Inspirado pela necessidade de preservação do patrimônio cultural brasileiro, o projeto do audiovisual foi idealizado por Berenice Chaves, a Beré, como é mais conhecida a produtora e neta do jurista, compositor, poeta, jornalista e multi-instrumentista.
A ideia, segundo a produtora, partiu de sua indignação ao saber que o memorial comemorativo ao centenário de João Chaves, em Montes Claros, foi depredado – tendo sido levada a escultura do artista e arquiteto Andrey Christoff.
“O projeto iniciou em agosto de 2022 e prevê audiovisual do concerto, contendo três obras do compositor e suas respectivas informações. As interpretações são do Grupo de Serestas Amo-te Muito, Orquestra Sinfônica de Montes Claros, solistas convidados, apresentação de Eduardo Brasil e participação especial do violonista Valmyr de Oliveira”, adianta a produtora.
As locações escolhidas em Montes Claros formam o cenário perfeito para as filmagens que finalizam esta atividade em fevereiro.
“A exibição do filme acontecerá em maio de 2023 – outono – na estação preferida do autor. As partituras serão registradas na Biblioteca Nacional e o Audiovisual registrado na Ancine. Bibliotecas de algumas universidades receberão o material, para que a vida e obra do ‘Bardo Maior’ não se perca no tempo e na memória de nossa gente”, diz.
Vídeos informativos estão sendo publicados no canal da produtora no YouTube (youtube.com/@Berenicechaves1), com momentos relevantes da vida e obra de João Chaves.
Tempo de celebrar
Brejo das Almas, atualmente Francisco Sá, no Norte de Minas, é a cidade em que nasceu “Seu” Geraldo Gonzaga Silveira (investigador aposentado), onde foi criado e teve a honra de ser vereador por quatro anos.
Junto com a esposa, Maria da Conceição Dias Silveira, professora aposentada, celebram neste ano, 59 anos de casados, tempo em que construíram uma família de três filhos: José Wagner, Claudia do Socorro e Katia Maria.
“Há quase 40 anos saímos daquela querida cidade e viemos para esta bela Montes Claros trazendo muitos sonhos e desejos. Assim, com muito esforço e dedicação, conseguimos que nossos filhos estudassem e se formassem, os três, em Direito. Todos se casaram e constituíram uma família, totalizando oito netos, que seguiram o mesmo caminho dos pais: estudaram bastante, entraram na faculdade e se graduaram, sendo cinco advogados e três médicos. Hoje, juntamente com esposas e maridos, a família conta com 15 doutores, todos bem sucedidos. Sou muito grato a Deus por isso”, disse “Seu” Geraldo, à coluna.
Nossos cumprimentos ao querido casal!
Bodas de Cereja – 59 Anos de Casados representa uma verdadeira conquista. Hoje em dia, manter um casamento firme e forte ao longo desses anos todos, é para pouquíssimos casais! Deus abençoe!
Lançamento de livro
Nem mesmo as fortes chuvas que caíram no último sábado (21) em Montes Claros no horário do lançamento do livro “Plágio, um vírus letal”, do montes-clarense Ivonildo Teixeira, foram motivo para afastar as pessoas do evento, na Igreja Graça e Paz da pastora Marilda.
Logo após os cânticos, coube ao escritor, que é também pastor, ministrar sobre o “plágio espiritual”, fazendo uma analogia ao tema do livro – que foi dedicado em oração a Deus pela pastora Marilda, da Igreja Graça e Paz, no bairro Morada do Sol.
Estiveram presentes familiares, autoridades, amigos e membros da igreja. O encerramento se deu em clima de festa, quando os leitores chegaram à mesa para adquirir o livro autografado pelo autor e aproveitar o ensejo para uma descontraída e prazerosa fotografia.