Quando termina um ano e começa outro, estamos apenas trocando o número do ano, o calendário em nossas mesas, geladeiras, celulares e computadores. A vida segue a mesma. Contudo, há uma oportunidade de refletirmos sobre o término de uma etapa e o começo de outra. Um novo ano marca o início de uma nova fase. O texto de Filipenses nos conduz a essa reflexão. O ano que começa torna-se o alvo que prosseguiremos para alcançar. E duas atitudes devem fazer parte de nossa vida.
A primeira atitude que se faz necessária é esquecer as coisas que ficaram atrás. O ano que finda certamente apresentou-se com suas lutas tremendas. Que elas fiquem no ano findo! Não fique relembrando as adversidades pelas quais passou. Esqueça os problemas, os ressentimentos, as ofensas, os desentendimentos.
A segunda atitude relevante refere-se a avançar para novas realidades que estão diante de nós. O ano novo constitui uma grande oportunidade para novos sonhos, novas metas, novas realizações, relacionamentos restaurados, amar e perdoar. E, principalmente, avançar para novas realidades na obra de Deus. Aproveite o ano para falar de Jesus.