Logotipo O Norte
Segunda-Feira,25 de Novembro
Drikka Queiroz

Posse de Academia com seresta e literatura

24/02/2020 às 19:27.
Atualizado em 27/10/2021 às 02:44

No dia 19 de fevereiro, quarta-feira, no auditório Cândido Canela, no CCHP- Centro Cultural Hermes de Paula, Glorinha Mameluque tomou posse como presidente da Academia Montesclarense de Letras. Com a casa cheia, a solenidade desenvolveu-se num clima de festa com a presença de literatos das Academias de Letras da cidade. A abertura ficou a cargo do Grupo de Serestas “Amo-te muito”, conduzido pela acadêmica Lola Chaves. 
Um dos momentos especiais foi quando o violeiro, pesquisador de cultura popular, produtor musical, cantor e vencedor do Grammy Latino Teo Azevedo falou de sua origem simples, tornando-se o Rei do Pequi, com o orgulho de que no sertão norte-mineiro o Cerrado é o bioma mais perfeito.
Glorinha Mameluque recebeu a chave da Academia Montesclarense de Letras das mãos do então presidente Itamaury Teles como um símbolo da responsabilidade que ela assumia e proferiu o seu discurso comprometendo-se a realizar concursos literários, concursos de poesias e a mostrar a grandeza do ler que desperta a escrita.
“Ser presidente da Academia Montesclarense de Letras, pra mim, é uma coroação da minha vida literária. Fui aclamada por unanimidade para exercer essa função. É claro que é um desafio muito grande. Mas eu nunca quis fugir da responsabilidade. Assumo com muita honra. Pretendo continuar cumprindo os objetivos dessa academia, principalmente aqueles que estão inseridos no seu estatuto. Não prometo coisas espetaculares. Peço que Deus me abençoe e me dê força para continuar essa missão que já foi tão bem desempenhada pelos presidentes que me antecederam, principalmente pelos últimos, Dona Yvonne de Oliveira da Silveira, que permaneceu por 30 anos, Maria Luiza Silveira Teles e Itamaury Teles que acabo de suceder”, diz.
Outra presença elegante da noite foi da presidente da Academia Feminina de Letras, Terezinha Campos. “Hoje o idoso é tido como alguém incapaz de realizar alguma obra, por menor que seja. Entretanto, Glorinha, aos 86 anos de idade, desenvolve projetos voluntários para pessoas abaladas emocionalmente por perdas irreparáveis; isso sem nos referirmos aos seus muitos livros publicados, seus vaivéns em viagens no Brasil e no exterior, sua dedicação à família e seu desprendimento com aqueles que desejam enveredar os rumos da escrita. Você é imensa, Glorinha! O Salmo 92, nos versículos 12 a 14, lemos assim: “O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro. Plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios de nosso Deus. Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor...E nós vemos essa passagem bíblica se cumprindo na vida de Glorinha. Parabéns Godoia!”, diz.

 Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria. Salmos 90:12

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por