Logotipo O Norte
Quarta-Feira,30 de Outubro
Mara Narciso

Quero vacina contra dengue!

15/02/2022 às 00:13.
Atualizado em 15/02/2022 às 09:14

Após treze dias acamada, venho escrever sobre dengue, o mal que me acomete desde o primeiro dia de fevereiro. De manhã as articulações das mãos e punhos estavam duras, doendo forte e com perda da função. A inflamação se generalizou à tarde, indo à coluna cervical, quadril, pernas, joelhos, tornozelos e pés. A inabilidade, algia e fraqueza geral tornaram pingar dipirona num pouco d’água missão impossível. As dores intensas duraram três a quatro dias, e a febre de 38ºC reprisou por 48 horas, juntando-se à prostração e impossibilidade de ficar sentada. A dor muscular era proeminente, assim, virar na cama era um desafio. A cabeça pôs-se a doer, e o apetite foi substituído por um estado vertiginoso e náusea. Vieram as ínguas e depois a vermelhidão na pele. Tomo banho sentada e ando com dificuldade, porque o vírus agravou a labirintite.

No quinto dia, desidratada, debilitada e dependente, pedi ajuda à minha irmã Kátia que chamou o geriatra Dr. Thomaz Colares à minha casa e este me passou quatro frascos de soros. Devido à minha condição clínica com comorbidades, e cujo teste de Covid havia sido negativo após três dias de sintomas febris, o mais conveniente seria ficar em casa. Ainda muito enfraquecida, dois soros foram repetidos no sétimo dia, a domicílio, enquanto eu me forço a hidratar-me com água, água de coco, Rehidrat – hidratação oral e chá. O enjoo dificulta a alimentação. Nem à mesa eu conseguia ir.

Tenho observado a presença do mosquito Aedes Aegypti neste verão. Luto contra ele com a raquete elétrica, mas um ou outro acaba me picando. No meu quintal não há foco conhecido, mas se eles estão por aqui, há um criadouro de larvas por perto. Estou longe de ficar boa. Persiste a sensação de desmaio, perdi peso, me abati, o que aumenta meu risco de ter outras viroses graves.

A dengue é doença severa e quando se manifesta hemorrágica existe risco de vida. O vírus faz diminuir as plaquetas, elementos da coagulação sanguínea, e sua redução pode causar hemorragias.

É preciso ter paciência e humildade, porque quando se perde a saúde, a seguir a privacidade se vai. Assim como desejo vida longa e saúde a alguém, somo meu pedido de autonomia, independência, liberdade e privacidade. Caso houvesse vacina, seria possível evitar muito disso.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por