Logotipo O Norte
Quarta-Feira,30 de Outubro
Mara Narciso

Posse e poesia

22/02/2022 às 00:11.
Atualizado em 22/02/2022 às 13:12

Desde 15 de fevereiro, Ivana Ferrante Rebello é a nova presidente da Academia Montes-clarense de Letras (AML). Fundada em 13 de setembro de 1966, por suas 40 cadeiras passaram muitos escritores, e os membros de agora, mais do que nunca, estão mobilizados para trabalhar pela cultura.

Nos dois anos de pandemia, a AML produziu recitais e tributos em vídeo e publicou quatro livros. O Concurso Nacional de Poesia teve quase mil poemas de todo Brasil resultando na “Antologia Nacional de Poesias”. Também publicou “A escrita em tempo de pandemia” com crônicas, “Desafio Poético” com versos e “Antologia de Contos”.

A escritora multipremiada Karla Celene Campos nos proporcionou um momento sublime ao declamar seu envolvente poema vencedor do concurso da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – “O céu que sobre nós se espalha”. Ouvimos “Montesclareou”, de Georgino Júnior e Tino Gomes, e “Canção da Academia”, de Edson Andrade. 

Na posse, a presidente da Academia Feminina de Letras, Junia Velloso Rebello, fez a apresentação de Ivana Rebello, destacando sua dedicação, sempre cercada pelas letras e inspirando estudantes. “Ao mesmo tempo em que é furacão é brisa fresca”, afirmou.

É graduada em Letras/Português e Francês pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), mestra em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutora em Literatura de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). É nacionalmente conhecida pelos seus estudos sobre Guimarães Rosa. Publicou seis livros, sendo o mais recente “Uma Tristeza Mineira Numa Capa de Garoa – Agenor Barbosa, um poeta mineiro na Semana de Arte Moderna”, escrito com Fabiano Lopes de Paula.

“Ivana Rebello com sua conhecida competência fará uma boa gestão”, disse Glorinha Mameluque. A nova presidente emocionou a plateia com sua oratória poética. Pediu para que a deixássemos ser ela mesma, dizendo-se honrada e grata naquela hora.

Para ela, Academia é um lugar plural e todos estão convidados a se pronunciar e publicar. “A AML é uma guardiã da memória, mas se volta para o futuro, estando aberta a todas as artes”, disse. Agradeceu aos presentes, pedindo-os para apoiarem a AML. Citou Carlos Drummond de Andrade – “Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo” – e Edson Andrade – “Avante, Academia”!

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por