Mara Narciso

Mosquito? Perigo à vista!

08/03/2022 às 00:01.
Atualizado em 08/03/2022 às 10:34

Leão, hipopótamo, cobra, qual deles é mais perigoso aos humanos? É o Aedes aegypti, o mosquito pintado transmissor de quatro doenças viróticas que podem ser fatais: febre amarela, dengue, zika e chikungunya.

A febre amarela, contra a qual há vacina, se manifesta com febre, dores nas costas e cabeça, calafrios, náusea, perda do apetite, pele e mucosas amarelas, vômitos e sangramentos. 

Não há vacina para a dengue. Nela surgem febre, dores articulares, náuseas, vômitos, dor de cabeça e nos olhos, lixa vermelha, queda das plaquetas - elementos da coagulação sanguínea, podendo resultar em dengue hemorrágica. 

A zika se caracteriza por febre, erupções na pele, conjuntivite, dor nos olhos, mal estar geral, artrite em mãos e pés e diarreia. Quando acomete a grávida pode causar microcefalia fetal. 

A chikungunya, que significa “dobrar-se de dor” manifesta-se com dores generalizadas nas articulações, náusea, febre alta, erupções de cor púrpura em forma de brotoejas que coçam, inflamação de gânglios linfáticos e sangramento nasal. Os efeitos do vírus podem durar meses e se converter em artrite crônica.

Sou vacinada contra febre amarela, tive dengue e, desde o dia primeiro de fevereiro sofro de chikungunya. Narrei aqui, mas a investigação mostrou não se tratar de dengue. Começaram dores nas articulações das mãos e pés, que se generalizaram até os ossos da cabeça; febre moderada por dois dias; dores musculares, prostração, vertigem, dor de cabeça, falta de apetite, conjuntivite, gânglios inflamados abaixo da mandíbula e virilhas e erupção vermelha generalizada com coceira. Fiquei duas semanas de cama, sem conseguir me sentar. Tive assistência médica em casa, tomando soros e analgésicos, e fazendo exames. 

Do 4º ao 24º dia as dores articulares se amenizaram para recair com dor, calor e inchaço, sinais de artrite. A reumatologista definiu o quadro como artrite generalizada subaguda após chikungunya. Tive perda parcial da função articular com fraqueza, choques e dormências. Estou em uso de corticóide e vitaminas B6 e B12, que serão usados por seis e doze semanas, respectivamente.

Protejam-se! Evitem água parada, usem repelentes, cortinado e raquete para evitar esse sofrimento. Não facilitem, ainda que isso possa ser quase impossível em um país tropical. Eu não consegui.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por