Júnia Rebello era presidente da Academia Feminina de Letras de Montes Claros – AFL e convocou uma reunião na Secretaria de Cultura no dia 22 de fevereiro de 2022, às 17h. Queria criar uma feira do livro para dar destaque ao autor montes-clarense. Ivana Rebello era presidente da Academia Montes-clarense de Letras e quando a ideia foi exposta, os acadêmicos de ambas as Academias concordaram em ser hora de dar holofotes aos escritores. Nascia ali o FLAM, um evento para ficar no calendário da cidade; nem feira nem festa, mas festival com tudo que envolva atividades literárias.
Para lançar livro ou vender uma obra no Festival é necessário o autor ter nascido ou estar radicado na cidade há pelo menos dois anos. O centro do evento é quem escreve, com a merecida evidência.
Desde o 1º FLAM 2022, de 1º a 10 de abril, temos a chamada geral: “o livro que você ouviu falar, a história que você quer conhecer, a poesia que você quer partilhar, o escritor que você quer escutar, a conversa que você quer participar, a pesquisa que você quer fazer, o amigo que você quer encontrar, a oficina que você quer praticar, a palestra que vai te inspirar. Vem!” “Escritores montes-clarenses, tragam seus livros para a Livraria FLAM!” O empenho foi total, com cobertura da imprensa e boa repercussão. Dezoito livros foram lançados pelos escritores Lola Chaves, Téo Azevedo, Marta Verônica, Jarbas Oliveira, Danilo Barcelos, Edras José, Georgino Neto, Dário Cotrim, Wanderlino Arruda, Délcio Fortes e Leila Silveira, Felicidade Patrocínio, Edson Andrade, Osmar Oliva, Christina Mameluque, Dóris Araújo, Glorinha Mameluque, Renilson Durães e Mara Narciso.
O 2º FLAM 2023, de 2 a 7 de maio, teve o lançamento de 14 livros dos autores Antônio Santana, Éllen Santa Rosa, Georgino Neto, Geraldo Cáffaro, Glorinha Mameluque, Ivana Rebello, Mara Narciso, Mara Parrela, Marcos Antônio Maia, Marta Verônica, Núbia Istela, Petrônio Braz, Tatiane Vilela e Wanderlino Arruda.
O 3º FLAM 2024, de 2 a 12 de maio apresentou 12 lançamentos dos autores a seguir: Tida Carvalho, Wanderlino Arruda, Terezinha Escobar, Káritas Lacerda, Éllen Santa Rosa, José Antônio Coutinho, Aroldo Pereira, Dóris Araújo, Karla Celene, Hebert Halley, Nannah Andrade e Míriam Carvalho.
O 4º FLAM – Festival Literário do Autor Montes-clarense 2025 será de 7 a 13 de abril, no Centro Cultural Hermes de Paula, de 16 às 22h. Terá programação infantil coordenada por Éllen Santa Rosa e a “Trilha da Leitura” com contação de história e teatro infantil. Repetirá o formato das outras edições, mas virá ampliado e repaginado com uma grande Livraria FLAM com seção infantil, 18 livros para lançar, palestra com Marcelo Moebus, oficinas literárias com Tida Carvalho e Márcio Jean, rodas de conversa, performances teatrais em exibições coloridas, vibrantes, plurais, inclusivas e sem censura. A iniciativa promove a literatura em busca de reduzir o domínio das telas e sua superficialidade, para se voltar para o conhecimento e o deleite intelectual. “Anote aí: faltam sete dias para o FLAM!”.