João Paulo Vieira Xaviervieiraxavieradvogados@gmail.com

Você tem dúvidas sobre o CadÚnico?

Publicado em 30/08/2022 às 23:01.

O que é o CadÚnico?
O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda. Este cadastro foi instituído por meio do Decreto nº 3.877, de 24 de julho de 2001.  

Em 2003 aconteceu a integração entre a base do CadÚnico e a do Programa Bolsa Escola, sendo que os cadastros das famílias beneficiárias de tal programa deviam ser atualizados e complementados no CadÚnico. O CadÚnico é coordenado nacionalmente pelo Ministério da Cidadania e no Distrito Federal, pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
 
Como funciona o CadÚnico:
É uma ação federal, mas com gestão compartilhada entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. É um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil.  

Esse cadastro é operacionalizado pelas prefeituras de cada município. Quando você se inscreve no cadastro é possível participar de vários programas sociais.
 
Quando me inscrevo no CadÚnico automaticamente tenho direito a todos os programas sociais?
Não. Ser cadastrado no CadÙnico, não quer dizer que a pessoa automaticamente está inscrita em todos os programas do governo, pois cada programa tem uma exigência, requisitos diferentes. É preciso cadastrar no programa e ver se possui os requisitos necessários para usufruir do benefício.
 
Como faço para me cadastrar no CadÚnico?
O responsável familiar deve procurar o setor onde é feito o Cadastro Único na cidade em que mora – o serviço é operacionalizado pelas prefeituras.  

Em algumas localidades, o cadastramento é feito também no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo à casa do cidadão.

Tem como fazer Cadastro Único pela Internet?
O cadastramento não é feito pela internet! É preciso ir até o setor responsável pelo Cadastro Único na cidade para se inscrever.
 
Quais documentos são necessários para atualizar o Cadastro Único?
Os maiores de 18 anos deverão apresentar RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e Previdência Social, certidão de nascimento ou casamento, e os menores com idade entre 16 e 17 anos deverão apresentar certidão de nascimento, RG, CPF, carteira de trabalho e Previdência Social.
 
Quais os benefícios da Assistência Social oferecidos pelo governo para quem tem o CadÚnico?
• Auxílio Brasil/Bolsa família;
• Benefício assistencial ao idoso ou deficiente;
• Programa tarifa social de energia elétrica;
• Isenção de taxas em concursos públicos;
• Programa Casa Verde e Amarela;
• entre outros.
 
Lembrando que a inscrição no CadÚnico  também é necessária para o INSS, quando o segurado ou segurada pagar as contribuições sobre alíquota de 5% – o chamado segurado facultativo baixa renda. Essas contribuições precisam ser validadas pelo INSS para contarem nos benefícios previdenciários.

A inscrição no CadÚnico também é necessária para o INSS, quando o segurado ou segurada pagar as contribuições sobre alíquota de 5% – o chamado segurado facultativo baixa renda. Essas contribuições precisam ser validadas pelo INSS para contarem nos benefícios previdenciários.
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por