Logotipo O Norte
Quinta-Feira,28 de Novembro

Voto consciente

27/10/2018 às 07:00.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:27

Depois de uma campanha eleitoral atípica em que prevaleceu a propaganda nas redes sociais, com discussões acirradas e muita fake news, é hora de os norte-mineiros irem às urnas neste domingo para escolher o presidente da República e o governador de Minas. Trata-se do maior gesto de cidadania, pois é a chance de escolher os dirigentes pelo voto livre e consciente. No entanto, no primeiro turno das eleições, muitos cidadãos preferiram ignorar esse direito de escolha, como mostrou o grande número de votos nulos e brancos.

As razões apontadas pelos eleitores para não escolher nenhum candidato vão da descrença com os políticos em razão das denúncias de corrupção e desvio de dinheiro público ao desinteresse pela política. No entanto, ignorar o direito de escolher um nome para conduzir o Estado e a o nação significa jogar terra à chance de uma escolha democrática.

Embora os votos nulos e brancos não sejam considerados na soma dos votos válidos, fazer essas opções colabora para redução dos números verdadeiros em que cada candidato deveria ter para ganhar uma eleição.

Apesar de muitos enxergarem a política como algo distante do cotidiano, vale lembrar que é por meio de decisões dos governantes que são determinadas questões importantes para nossa sobrevivência, como os preços do gás de cozinha ou do feijão que chega à mesa. Portanto, vale escolher um candidato cujas propostas vão ao encontro daquilo que sonha como cidadão. Depois, é participar e cobrar dos políticos o que prometeram. Assim se constrói um país melhor.

Ignorar o direito de escolher um nome para conduzir o Estado e a nação significa jogar terra à chance de uma escolha democrática
Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por