Com dois casos de coronavírus já confirmados, Minas Gerais declarou ontem estado de emergência em saúde pública, prevendo que as notificações sobre a Covid-19 devem ter um aumento de até dez vezes. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está trabalhando também em um plano de contingência, especialmente para as próximas três semanas. No Estado, 22 casos foram descartados e 289 estão sob investigação – um deles em Curvelo, região Central de Minas.
Ontem, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Eduardo Pereira, se reuniu com representantes de hospitais em Montes Claros para mapear as unidades hospitalares que poderão ser usadas nos casos de emergência de uma epidemia do coronavírus. Desde o dia 10 de janeiro, equipes de vigilância de todas as regionais estão sendo treinadas para uma atuação mais efetiva.
O Hospital das Clínicas Mário Ribeiro da Silveira, atualmente com 20 leitos de UTI, poderá ser utilizado em caso de situações de emergência para o coronavírus. Montes Claros conta com cerca de 70 leitos, distribuídos entre o Mário Ribeiro, Hospital Universitário, Prontosocor, Santa Casa, Aroldo Tourinho e Dílson Godinho, todos de atendimento do SUS.
A doença tem se disseminado com intensa velocidade. No Brasil, até ontem, já havia 98 casos confirmados e 1,4 mil suspeitas de coronavírus. O Ministério da Saúde recomendou também que as pessoas que estão chegando do exterior fiquem em casa por sete dias.
O alerta vale também para quem não tem sintomas da Covid-19. O temor de uma recessão geral levou ontem a Bolsa de Valores a fechar com uma alta de 13,91% e o dólar bateu na casa dos R$ 4,8127.
A Secretaria de Estado de Saúde está dimensionando a rede para a possível abertura de novos CTIs, além de facilitar o processo de compras de insumos e equipamentos de proteção individual. Em Minas, ainda não há motivo para pânico, mas é necessário que cada cidadão faça a sua parte, evitando locais com grande aglomeração de pessoas e higienizando as mãos. Evite também tocar os olhos, nariz e boca sem higienização e não compartilhe objetos de uso pessoal como copos e talheres. Atenção redobrada com os idosos.