Andar na região da Praça de Esportes, em Montes Claros, exige verdadeiro malabarismo dos moradores e visitantes, como mostra matéria publicada nesta edição de O NORTE.
Buracos, sujeira e jardins descuidados fazem parte do caminho de muita gente que circula pelo local. O estado de abandono da cena urbana expõe a total negligência do poder público com qualidade de vida, saúde e mobilidade dos moradores, que, embora paguem impostos, não têm de volta uma cidade limpa e organizada como determina a lei.
Há relatos de pedestres que sofreram quedas ao tentar transpor barreiras, como montes de lixo acumulados nas calçadas e buracos, correndo risco de ter fraturas que podem causar sequelas graves e até morte. O perigo de atropelamentos também é iminente, uma vez que, para tentar desviar de buracos e da sujeira, é preciso andar na pista lado a lado com os veículos.
A legislação prevê que os recursos do IPTU sejam utilizados em obras para melhoria da qualidade de vida dos moradores, mas, tendo em vista o cenário de abandono da região da Praça de Esportes, o dinheiro pago com o suor dos contribuintes não vem sendo utilizado para este fim.
Queixas não faltam e o descuido está a olhos vistos nas ruas, mas os governantes parecem não escutar as reclamações de quem paga pelos serviços, nem atentar para a urgência de cuidar bem da cidade e de seus cidadãos. Será preciso acontecer um acidente que ponha em risco a vida de moradores para que alguma medida seja tomada? Aí pode ser tarde demais.