Os eleitores que não conseguiram fazer o cadastramento biométrico até a última sexta-feira, em Montes Claros, no Norte de Minas, ganharam um novo prazo para o acerto com a Justiça Eleitoral no Estado: 6 de maio.
Esta é a terceira prorrogação do prazo no município. Nas duas anteriores, muitos eleitores tiveram que chegar ainda de madrugada ao Cartório Eleitoral e enfrentar longas filas para tentar fazer o cadastro. Muitos tiveram que esperar até mais de 10 horas para garantir o atendimento.
A partir deste ano, o cadastro biométrico passou a ser obrigatório em Montes Claros e em mais 10 municípios no Norte de Minas. Mesmo com a prorrogação do prazo, até a última sexta-feira apenas duas cidades na região – Francisco Dumont e Mamonas – conseguiram cadastrar 100% dos eleitores.
No entanto, em Montes Claros, pelo menos 51.601 deixaram de passar pelo recadastramento biométrico. Neste novo prazo, os eleitores vão poder também tirar o primeiro título, atualizar endereço ou dados pessoais e pedir a transferência de domicílio eleitoral.
O cadastro biométrico é de extrema importância, pois evita a possibilidade de fraudes no processo eleitoral. Além disso, coibe um eleitor de vote no lugar do outro.
Portanto, quem ainda não acertou as contas com a Justiça Eleitoral e pretende escolher os vereadores e o chefe do Executivo municipal em Montes Claros, em outubro deste ano, têm até 6 de maio, prazo bem elástico, sob pena de não conseguir garantir o direito ao voto, uma importante ferramenta da democracia.