O Norte de Minas ganha um reforço importante no enfrentamento da pandemia de Covid-19. A região passa a ter um laboratório credenciado para fazer testes de diagnóstico da doença, com a habilitação do laboratório de Pesquisa em Saúde, do Hospital Universitário Clemente de Faria, da Unimontes, pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).
A expectativa é que essa medida de descentralização adotada pelo governo do Estado agilize os resultados de exames no Norte de Minas, o que vem ao encontro do que é preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para que, com o diagnóstico mais rápido da Covid-19, menos gente se contamine e prováveis pacientes sejam tratados com rapidez e eficácia.
A previsão é a de que o material colhido para exame, até então enviado para a Funed, em Belo Horizonte, seja avaliado em até 12 horas no Hospital Universitário Clemente de Faria. O envio do material para a capital vinha fazendo com que o diagnóstico demorasse entre sete e dez dias.
Outra notícia que certamente beneficiará inúmeros norte-mineiros é a de que a partir da próxima terça-feira (7) poderá ser baixado o aplicativo que será lançado pela Caixa Federal para o cadastramento das pessoas que serão beneficiadas com a renda básica emergencial estipulada entre R$ 600 e R$ 1.200. Além do aplicativo, uma página na internet e uma central de atendimento telefônico vão colaborar no esclarecimento de dúvidas e na realização do cadastro.
Nunca é demais lembrar que a parte de cada um de nós nesta luta contra o novo coronavírus é não levarmos as mãos ao rosto, nos mantermos à distância uns dos outros, sem sair de casa, de preferência, e, acima de tudo, lavar as mãos com água e sabão ou fazer uso de álcool em gel para higienizá-las. Façamos a nossa parte, por nós mesmos e por aqueles que amamos.