Logotipo O Norte
Quarta-Feira,27 de Novembro

Interiorização da Covid-19

05/05/2020 às 01:20.
Atualizado em 27/10/2021 às 03:25

Um aumento da circulação de pessoas em Minas tem feito com que a pandemia do novo coronavírus se interiorize, o que pode ser reflexo de um possível relaxamento do isolamento social. Para evitar que o pico da doença ocorra ao mesmo tempo em diversas cidades, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) criou comitês regionalizados, que vão traçar as principais medidas que devem ser tomadas em cada região. A SES previu também que o pico da Covid-19 deve acontecer por volta do dia 6 de junho.

No Norte de Minas, o vírus já está presente em 13 cidades, com 58 confirmações da doença e nove mortes. Já em Montes Claros, são 20 casos confirmados e duas mortes. No município, a prefeitura manteve rígida as regras para evitar que a doença se propague, com o isolamento social, fechamento do comércio e suspensão das aulas. No entanto, em outras cidades da região, a flexibilização do comércio, por exemplo, vem acontecendo de forma gradativa.

Até agora, Minas tem conseguido manter a curva de transmissão da doença dentro do aceitável, principalmente devido ao isolamento social. No entanto, a SES considera que há uma tendência de flexibilização dessa medida. O órgão estadual reforça, no entanto, a necessidade de as pessoas se manterem dentro de casa neste momento em que a pandemia ainda se alastra no interior do Estado.

O padrão de enfrentamento à Covid-19 em Minas tem sido comparado ao da Coreia do Sul. O país asiático tem pouco mais de 250 mortes e 10,8 mil casos confirmados da doença, enquanto no Estado são 90 óbitos e cerca de 2,3 mil doentes e 89 mil notificações. Os empresários nos municípios onde o número de casos ainda é baixo podem aderir ao programa Minas Consciente para que a SES faça o acompanhamento do grau de risco.

Neste momento, quando se agrava o quadro da doença em todo o mundo – até ontem, o Brasil já tinha 7.288 mortes por Covid-19 – todo cuidado é fundamental. A população não deve baixar a guarda e as medidas de isolamento e de higienização continuam sendo fundamentais. É necessário lavar as mãos com água e sabão frequentemente, usar o álcool em gel, evitar levar as mãos aos olhos, nariz e boca e manter a distância de segurança entre as pessoas.

Secretaria de Estado da Saúde criou comitês regionais para traçar as medidas de combate à pandemia
Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por