Os eleitores de Montes Claros, no Norte do Estado, estão encarando filas quilométricas, debaixo de sol e de chuva, para tentar garantir o voto nas eleições municipais deste ano. O prazo para o cadastramento biométrico obrigatório no município se encerraria em 20 de fevereiro, mas o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) estendeu até amanhã o período para que as pessoas possam fazer o processo.
Cada município tem um prazo final para a revisão biométrica. E neste ano, no Norte do Estado, estão incluídas as cidades de Montes Claros e outros dez municípios: Mirabela, Patis, Itacambira, Glaucilândia, Mamonas, Espinosa, Bocaiuva, Francisco Dumont, Engenheiro Navarro e Olhos d’Água.
Após esse prazo estipulado pela Justiça Eleitoral, o eleitor que não comparecer para fazer o recadastramento obrigatório terá o título cancelado e não poderá votar nas eleições em outubro deste ano.
Em Montes Claros, quem escolheu deixar para a última hora está tendo que chegar ao Cartório Eleitoral ainda de madrugada para tentar regularizar a situação. Estão sendo distribuídas 600 senhas para os atendimentos normais, 200 para o público prioritário e 300 para quem já havia feito agendamentos. A distribuição das senhas tem início às 8h.
O mais provável é que o Tribunal Regional Eleitoral não prorrogue novamente este prazo para o recadastramento biométrico. Dessa forma, os eleitores que pretendem votar neste ano ainda têm como correr ao Cartório Eleitoral para garantir o voto no pleito que escolherá o próximo prefeito e vereadores de Montes Claros. A biometria fortalece a segurança do processo eleitoral e evita fraudes, como a possibilidade de um eleitor votar no lugar do outro com identidade falsa.
Em Montes Claros, eleitores ainda têm até amanhã para fazer o recadastramento biométrico e garantir o voto nas eleições
de outubro