Em meio à pandemia, ao medo do coronavírus e em função do número de vidas que a pandemia tem levado de nós, outras questões relacionadas à saúde, mas não à Covid-19, têm, por vezes, ficado em segundo plano. É o caso, por exemplo, da doação de sangue.
Quase todos os bancos de sangue espalhados por nosso Brasil afora têm sofrido com a diminuição de doadores e, por consequência, com o baixo volume de sangue disponível para doação. Isso afeta uma quantidade imensurável de pessoas.
Imagine o quanto deve ser doloroso e aflitivo para quem está com a vida na mão de outras pessoas, de quem depende de um simples gesto, que é o doar sangue, para ter sua vida de volta, ou mesmo, para ter uma melhor qualidade de vida, ver tudo se esvair na incapacidade do outro de se doar.
As campanhas dos hemocentros não têm sido mais capazes para atrair doadores, para sensibilizar a sociedade para a importância de um ato minúsculo e, ao mesmo tempo, tão grandioso. O famoso “Doe sangue, doe vida!” parece não atingir mais o cidadão.
O fato é que, mesmo escancarando as dificuldades, promovendo campanhas para sensibilizar a sociedade e gritando aos quatro cantos, pedindo, implorando, os estoques permanecem baixos e as pessoas, aquelas que podem ajudar, inertes.
É preciso que todos tenham consciência de que se hoje a realidade de precisar de uma bolsa de sangue para sobreviver está longe de nós e de nossas famílias, amanhã essa urgência pode bater à nossa porta. Por isso, é tão fundamental sermos solidários!
Já que os apelos dos hemocentros não são ouvidos, urge nos unirmos para, em coro, tentar sacudir a sociedade e estimular as doações, porque, o “Doe sangue, doe vida” permanece atual sim e traz em si uma verdade: doar sangue, é de fato, doar vida!
Então, vamos sair do comodismo, da zona de conforto e levar um pouco de conforto para quem está precisando, para quem depende de nós para continuar vivendo. Se não podemos doar oxigênio para quem perece com a Covid 19, ou mesmo respirar por aquele ente querido que luta contra o vírus, podemos ajudar a manter outras vidas, doando sangue.
Juntos, podemos fazer a diferença para, em tempos de pandemia, evitar que mais vidas sejam perdidas. Sejamos solidários!!!