Em apenas um mês praticamente quadruplicaram os casos confirmados do novo coronavírus no Norte de Minas. O total de pessoas com diagnóstico positivo saltou de 422 em 10 de junho para 1.641 ontem, com 41 mortes. O município de Montes Claros tem 388 moradores com a doença e cinco óbitos, só perdendo para a cidade de Janaúba, com duas mortes a mais.
No Estado, os casos cresceram na mesma proporção, passando de 17.501 para 66.864 em igual período. De acordo com o Departamento de Geociências da Unimontes, o pico dos casos da doença no Norte de Minas deve ocorrer nas próximas semanas, onde tem sido nítida a velocidade da curva de infecção pelo novo coronavírus.
Em Janaúba a disseminação da doença também cresce a passos largos. Com 286 casos já registrados da doença e sete mortes, o município teve 18 casos de Covid somente nos últimos dois dias. Com apenas seis leitos de UTI, a taxa de ocupação já atinge quase 70%. Mesmo com o alto índice de infecção, todo o comércio está funcionando a pleno vapor, com as medidas sanitárias de segurança contra o novo coronavírus.
O doença se alastra com rapidez no Brasil. Segundo dados do consórcio de veículos de imprensa divulgados no início da tarde de ontem, 68.355 perderam a luta para a Covid-19. O país também já registrava 1.727.279 casos da doença. Portanto, neste momento em que vários municípios deram início ou estão colocando em prática o processo de flexibilização do comércio, todo cuidado é pouco.
Dessa forma, enquanto não houver uma luz no fim do túnel para enfrentar a Covid-19, a população deve manter os hábitos de higienização e não baixar a guarda. Só saia de casa se necessário, use as máscaras, evite multidões e tocar com as mãos em áreas como dos olhos, nariz e boca. Lavar as mãos com água e sabão e utilizar também o álcool gel devem se tornar uma rotina na vida dos brasileiros. Só assim será possível enfrentar essa pandemia.