O município de Montes Claros, no Norte de Minas, tem fechado o cerco para evitar que o coronavírus se espalhe pela cidade e região. Todas as unidades de saúde vão atender os casos suspeitos da doença, mas somente aquelas pessoas que tiverem sintomas mais fortes serão direcionadas para o Hospital Universitário Clemente de Farias. A cidade deve implantar também uma linha direta 24 horas para atendimento e esclarecimento de dúvidas à população.
A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde vai concentrar todas as informações sobre a doença e terá o controle de possíveis pacientes infectados pelo coronavírus. No município, um estudante de medicina, de 21 anos, ainda continua internado aguardando resultado de exames para verificar se contraiu a Covid-19 ( infecção causada pelo novo coronavírus) após viagem à Itália.
Em Minas Gerais já existem 17 casos suspeitos de coronavírus, segundo balanço divulgado ontem pelo Ministério da Saúde. Os números no Brasil também já saltaram de 132 para 182. O levantamento aponta também que 71 suspeitas foram descartadas desde o início do monitoramento.
Ontem também, a Organização Mundial de Saúde (OMS) elevou para “muito alto” o risco mundial da epidemia de Covid-19. A instituição lembra que se forem tomadas as medidas para detectar os casos precocemente, será possível conter o avanço da doença.
Portanto, neste momento de incertezas e de avanço da doença, que já atinge 50 países, o importante é que a população mantenha o foco e amplie os cuidados de higiene, como lavar as mãos com água e sabão com mais frequência e evitar locais com grande aglomeração. No entanto, segundo especialistas, não há motivos para pânico.