Logotipo O Norte
Quarta-Feira,27 de Novembro

Cerco à Covid-19

01/05/2020 às 00:31.
Atualizado em 27/10/2021 às 03:24

Com o avanço do novo coronavírus em Montes Claros, a prefeitura voltou a endurecer as medidas adotadas para combater a doença. Até ontem, 15 casos de Covid-19 já haviam sido registrados no município e a segunda morte pela doença foi confirmada. Um das ações será a adoção de barreiras sanitárias. O decreto que entra em vigor hoje prevê que as pessoas que ingressarem na cidade vindas de outros municípios serão submetidas à quarentena.

Os visitantes que tiverem sintomas de gripe ficarão em isolamento por 14 dias. E, nos casos assintomáticos, esta medida será adotada por sete dias. A exceção ficou por conta dos caminhoneiros e motoristas que estiverem em Montes Claros a trabalho, desde que não apresentem também nenhum sintoma.

O município vai adotar também pulseiras vermelhas para os isolamentos de 14 dias e laranja para os de sete. Uma equipe de busca ativa vai monitorar o cumprimento das medidas. As empresas de transporte terrestre ou aéreo devem colaborar, informando as pessoas que chegaram à cidade, assim como os proprietários de hotéis. Em caso de descumprimento, haverá multa de até 200 Unidades de Referência Fiscal de Montes Claros (URF-MG), além da cassação do alvará de funcionamento por um ano.

O comércio local, que tinha expectativa de abrir as portas a partir de hoje, terá que aguardar agora até o próximo dia 10. Muitos proprietários de lojas no município já foram obrigados a demitir funcionários e a renegociar os valores de aluguéis para não fecharem as portas definitivamente. As atividades escolares também continuam suspensas até o dia 31 de maio e as férias escolares devem ser antecipadas.

Alguns hospitais na cidade registram queda no atendimento em relação a outras doenças, mas no Mário Ribeiro, já preparado para atender casos de Covid-19, existem 10 leitos de UTI – com previsão para liberar mais 20 –, além de 32 leitos clínicos. Neste momento de agravamento da doença – até ontem, 5.901 pessoas haviam morrido com a doença no país – é necessário toda cautela, manter a higienização contínua e o isolamento social, sob pena de o número de vítimas crescer em uma velocidade assustadora.

  

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por