Sair de férias é uma delícia! E todos nós precisamos desses períodos de descanso, para nos desligarmos um pouco da rotina, das tarefas corriqueiras. Ocorre que, para tirar férias com tranquilidade, é importante que tomemos algumas providências e cuidados que garantam a segurança dos nossos bens, das nossas residências. Afinal, infelizmente, a criminalidade é real e imóveis fechados costumam ser seus alvos certeiros.
E nesta época, em que há recesso escolar e as festas de fim de ano, muita gente aproveita para fazer uma viagem com a família, deixando a casa fechada. Em reportagem desta edição de O NORTE, a Polícia Militar reforça aquelas dicas preciosas que podem ajudar a evitar a entrada de pessoas indesejadas nas nossas residências enquanto estamos curtindo as tão merecidas férias.
Em 2019, até o dia 27 de dezembro, foram notificadas 1.129 ocorrências de furtos e roubos a casas em Montes Claros. Segundo a PM, os criminosos preferem furtar a roubar, sendo mais comum, portanto, que entrem nos imóveis quando percebem que não há ninguém. Assim, para tentar evitar essas ocorrências, recomenda-se que cadeados não sejam deixados para o lado de fora dos portões e que sejam instalados equipamentos de segurança como alarmes, câmeras e cercas elétricas.
Deixar luzes acesas durante o dia e a noite também não é recomendado. A PM explica que isso sinaliza para os larápios que não há ninguém no imóvel. O mais indicado é que se peça a um vizinho de confiança que acenda as luzes à noite e as apague pela manhã. Esse mesmo vizinho pode também recolher a correspondência, para que, acumulada, ela não seja outro um indício de que a casa está sem seus habitantes.
Tomar precauções não custa nada, diante dos prejuízos e do trauma que se pode ter deixando a residência sem a devida segurança antes de sair em férias. Afinal, longe de ser piada, ditado popular é fruto da experiência coletiva, então, fique atento: é bem melhor prevenir do que ter que remediar.