Diante da expectativa de que o pico de contaminação pelo novo coronavírus em Montes Claros e no Norte de Minas ocorra nos próximos dias e com a confirmação de uma morte pela Covid-19 no município, a Câmara Municipal da cidade aprovou decreto de calamidade pública, que autoriza abertura de crédito adicional extraordinário no orçamento da prefeitura da ordem de R$ 1.181.420, para ações de enfrentamento da pandemia.
Com 806 casos suspeitos notificados em Montes Claros, a prefeitura orienta a população a manter o isolamento social e, caso precise sair de casa, que use máscara, mesmo que caseira. Fora de casa, é indicado ainda que as pessoas respeitem o afastamento umas das outras, de pelo menos um metro, para buscar evitar a contaminação pelo novo coronavírus.
Além disso, a higieniza-ção das mãos com água e sabão ou com álcool em gel continua sendo medida imprescindível. As mãos não devem ser levadas ao rosto, reforçam os especialistas da área de saúde. É muito importante que cada um faça a sua parte, evitando, assim, além de se contaminar, espalhar a infecção para pessoas próximas.
Minas Gerais investiga 49.652 casos suspeitos de Covid-19 e tem 559 pacientes com a doença confirmada. Há 100 óbitos sendo avaliados no Estado, onde 11 pessoas já morreram, sendo uma delas em Montes Claros.
Em razão da proximidade da Páscoa, no próximo domingo, as lojas de chocolate têm permissão para abrir, mas devem respeitar a orientação de evitar aglomerações e de que seja respeitado o distanciamento entre as pessoas em seu interior.
Cabe a cada um de nós observar todas essas recomendações, em Montes Claros, na região, em Minas e em todo o país, a fim de que, juntos, consigamos evitar que a curva de crescimento da doença avance de uma vez, levando um número muito grande de pessoas a procurarem os serviços de saúde ao mesmo tempo.