O eleitor de Montes Claros que ainda não providenciou seu cadastramento biométrico deve se apressar. O prazo final para que faça isso é 21 de fevereiro. Quem não cumprir essa exigência legal terá prejuízos pessoais, como não poder votar nas próximas eleições e o cancelamento do título, ficar impedido de tirar passaporte, de contrair empréstimo em bancos públicos, renovar matrícula em estabelecimento oficial de ensino ou se inscrever em concurso público.
Há ainda os prejuízos para o processo democrático da eleição, tendo em vista que, para a realização de segundo turno, é imprescindível que o município tenha um mínimo de 200 mil eleitores aptos à votação, portanto, cadastrados biometricamente. Atualmente, 68% do eleitorado de Montes Claros estão devidamente cadastrados. Para garantir que haja segundo turno – em caso de nenhum candidato a prefeito no município alcançar 50% mais um dos votos do primeiro turno – pelo menos outros 14 mil eleitores precisam concretizar o cadastramento biométrico até 21 de fevereiro.
À espera desses cidadãos que deixaram a exigência legal para a última hora, o Cartório Eleitoral de Montes Claros está funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e com plantões programados para os três sábados de fevereiro, nos dias 1º, 8 e 15, quando o atendimento será feito das 8h às 17h. A maioria dos 19 guichês disponíveis no Cartório Eleitoral faz atendimento agendado – por telefone ou pela internet.
Não é nada incomum o brasileiro deixar compromissos para o último minuto do segundo tempo. Quando faz isso, principalmente em se tratando de obrigações que podem interferir na sua vida, nos seus direitos, como a escolha de ocupantes de cargos eletivos, acaba prejudicando, acima de tudo, a si mesmo. Então, quem ainda não se cadastrou tem este último mês de prazo para fazê-lo sem tanto sufoco. Muito melhor do que deixar para o último dia ou ignorar o cadastramento e se penitenciar com as punições estipuladas em lei.