O programa “Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo”, lançado ontem pelo governo de Minas por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sede) e de Saúde (SES), vai orientar os chefes dos Executivos municipais na reativação gradual do comércio, serviços e outros setores, adotando protocolos sanitários, divididos por segmentos, de forma a garantir a segurança da população.
A medida veio em boa hora e pode facilitar a flexibilização do comércio em Montes Claros, cujo decreto que impede a abertura vai até o próximo dia 30. Na última quarta-feira, vários setores se reuniram na Câmara Municipal de onde foi tirado um documento para solicitar ao prefeito a reabertura gradual e consciente dos empreendimentos. Muitos empresários já demitiram funcionários e estão com as finanças comprometidas.
O “Minas Consciente” vai setorizar as atividades econômicas em quatro ondas: 0 – serviços essenciais; 1 – baixo risco; 2 – médio risco e 3 – alto risco. Elas serão liberadas de forma progressiva, de acordo com os indicadores de capacidade assistencial e de propagação do novo coronavírus, avaliando o cenário de cada cidade e a taxa de evolução da doença.
Na próxima segunda-feira, os protocolos sanitários já vão estar disponíveis no endereço saúde.mg.gov.br/coronavirus. No site as informações serão segmentadas de acordo com o público específico, em três pilares: prefeitos, empresário e a população em geral. Os prefeitos vão ter acesso à lista de classificação dos segmentos para facilitar a tomada de decisão.
Esta medida só foi tomada pelo governo de Minas porque dos exames realizados para a detecção do novo coronavírus, apenas 15% testaram positivo. Com todo o respaldo sanitário, a decisão do chefe do Executivo estadual tem tudo para começar a colocar novamente nos trilhos a economia mineira, onde vários setores já amargam prejuízos bilionários. Mas sem deixar a segurança de lado.