A Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, no Norte de Minas, ainda apura a suspeita de que um jovem de 18 anos, que retornou no dia 17 deste mês da Itália, tenha contraído coronavírus (Covid-19). Ele apresentou sintomas leves de infecção respiratória e ficou internado no Hospital Universitário Clemente de Faria, onde está sendo monitorado. As amostras laboratoriais foram coletadas e encaminhadas à Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte, para análise do material.
Em Minas Gerais, além de Montes Claros, outros quatro casos suspeitos estão sendo investigados, sendo três notificações em Belo Horizonte e um em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira.
O outro caso em Montes Claros, de um jovem estudante de medicina, de 21 anos, que apresentou sintomas do coronavírus também após retornar da Itália, foi descartado ontem pela prefeitura. Ele estava internado no Hospital Clemente Faria e recebeu alta.
O governo federal divulgou ontem que já existem 132 casos suspeitos de coronavírus no Brasil e que há ainda 213 notificações que serão analisadas pelo Ministério da Saúde. Diante do risco iminente de a doença se espalhar, a campanha de vacinação contra a gripe deve ser antecipada em 23 dias e ter início no dia 23 de março.
Essa medida veio um dia após o país confirmar o primeiro caso da doença, em São Paulo. A campanha vai facilitar um diagnóstico da síndrome respiratória Covid-19 e evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado.
Em Montes Claros, ainda não é momento para pânico, mas como há o temor de a doença se espalhar pelo Brasil, todo cuidado é pouco. As pessoas devem se prevenir, principalmente com a higienização das mãos e de superfícies que possam estar contaminadas. Grandes aglomerações também devem ser evitadas.
Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros ainda investiga um caso suspeito da doença