Com a escalada do novo coronavírus no Estado, Montes Claros já teme o colapso do sistema público de saúde. Atualmente, a cidade conta com 99 leitos de UTI para atender à população local, superior a 400 mil habitantes, além dos municípios do entorno. A Secretaria Municipal de Saúde teme que faltem leitos para uma eventual explosão de casos da doença.
O município tem atualmente cinco casos confirmados da Covid-19 e outros 271 ainda estão sob investigação. O último boletim da Secretaria de Saúde, divulgado na manhã de ontem, aponta 13 pessoas internadas, sendo uma delas do município vizinho de Capitão Enéas. O Executivo municipal descarta, neste momento, a possível construção de um hospital de campanha, a exemplo de outros feitos m Belo Horizonte e também em cidades norte-mineiras. Apesar de a cidade ter, inclusive, um espaço já apropriado para isso – o prédio da UPA Chiquinho Guimarães.
A Secretaria de Saúde já faz inclusive um levantamento para avaliar a quantidade de equipamentos necessários para uma possível expansão do atendimento às vítimas do novo coronavírus.
O município vem sofrendo também com a falta de testes para diagnosticar todos os casos suspeitos. De acordo com o Executivo municipal, o Estado teria habilitado o laboratório do Hospital Universitário (HU) para realizar os exames, mas não garantiu os insumos necessários para que eles fossem iniciados.
Ontem, o ex-chefe do Executivo municipal, Ruy Muniz, questionou onde estariam 90 respiradores que foram doados ao Hospital Universitário, equipamentos que possibilitariam a criação de novos leitos de UTI. Há informações que 19 estariam no HU e outros 30 teriam sido doados a hospitais de Montes Claros e região. Mas, e os demais? Fica a pergunta.
Diante das dificuldades enfrentadas não só por Montes Claros, mas pelos municípios do Norte de Minas de forma geral, cabe à população se empenhar mais e garantir o isolamento social, extremamente necessário para se evitar a propagação da doença e assegurar um declínio na curva de contágio. Neste momento, é de fundamental importância a união de todos!