Segundo Mário Quintana: “Viajar é trocar a roupa da alma.” E é preciso sonhar, porque tudo começa com um sonho. Toda viagem tem o ANTES, o DURANTE e o DEPOIS. Todas essas fases têm o sabor próprio. No “antes” são os preparativos, as providências, as escolhas, as decisões, as compras. O “durante” é a realização do sonho, há anos acalentado e guardado no âmago das nossas almas. “O depois” são as recordações, as lembranças, registradas em fotos e muito mais, lembranças que ficam retidas na alma e nos corações, que mesmo tendo passado antes, continuam vivas nas nossas lembranças.
Estamos vivendo “o depois” de uma viagem abençoada. Depois de muitos preparativos e providências, a luta para conciliar interesses de pessoas tão diferentes, embora da mesma família, finalmente chegamos ao dia tão esperado. Já tínhamos feito outras, com toda a família, mas antes os netos eram adolescentes ou estudantes e bastávamos acertar as coisas com os pais. Mas desta vez, todos são formados e trabalham. Dependem de folgas, partes de férias e outros acordo, para podermos viajar juntos. Uma façanha: 20 pessoas: filhos, genros e noras e netos. Mas conseguimos!
O destino escolhido: a bela Itália, com suas ricas histórias, seus monumentos, a sua música e sua poesia. Foi uma imersão na história registrada em qualquer parte, através de seus ricos monumentos. Uma viagem ao passado, que encantou também os jovens. Uma maratona de voos, conexões, embarques e desembarques, sem falar nos trajetos de ônibus, atravessando os Apeninos.
Nos bastidores, presenciamos coisas incríveis, como o caso de uma brasileira que trabalhava em um banheiro em um restaurante: a cada pessoa que saia, ela entrava e limpava, antes de outra pessoa entrar. Trabalho estafante e difícil. E sempre com um sorriso no rosto.
Vivemos dias incríveis, passeando, convivendo com a família, e ainda contagiando turistas estrangeiros, quando nos reuníamos na rua, para cantarmos e dançarmos, acompanhados por um cavaquinho e um pandeiro.
Agora é vivendo de lembranças de dias tão agradáveis e agradecendo repetidas vezes a Deus, por tudo ter dado tão certo. Que viagem abençoada!