E chegou o dia tão esperado. Como diz o Livro do Eclesiastes, 3: “Todas as coisas têm seu tempo debaixo dos céus.” A solenidade aconteceu, no recinto da Câmara Municipal de São Francisco, com auditório completamente lotado e a presença de muitas autoridades e amigos que há muito tempo não via e que foram lá prestigiar. Depois de ter sido lido o rico currículo do meu marido, várias falas se sucederam, todas enaltecendo o caráter, a honestidade e o trabalho desenvolvido por ele nas suas duas gestões, culminando com a fala de Petrônio Braz, ex-Prefeito e ex-Presidente da Câmara, afirmando que São Francisco teve dois tempos: “Antes de Pedro Mameluque e depois de Pedro Mameluque, pois ele foi um pacificador entre duas correntes antagonistas.”
Chegou a hora de agradecer em nome da família e o fiz, trêmula de emoção e alegria. Christina, também como filha expressou-se em poucas palavras e foi aplaudida. No final foi apresentado um pequeno vídeo, que falava de suas obras, da família e por último ele mesmo falando e agradecendo a todos, numa feliz montagem, que emocionou a todos.
Após o evento da Câmara, seguimos para a praça na beira do rio, onde foi descerrada a placa com o nome de Dr. Heráclito Cunha Ortiga, uma homenagem a esse filho da terra, arquiteto, deputado estadual, que tanto fez por São Francisco. Foi um dia que ficará na história, onde foram resgatados dois homens ilustres que se encontravam esquecidos e agora, mesmo tempos depois, reconhecidos.