Diferente da Câmara Municipal de Montes Claros-MG que deu carta branca para o prefeito Guilherme Guimarães adquirir 60 ônibus (milhões do povo) , e repassar para o consórcio que administra o transporte público na cidade. Em Belo Horizonte o projeto "tarifa zero, pega fogo". Apesar de rejeitado na Casa Legislativa (vereadores foram vaiados e chamados de covardes) manifestações tomam conta das ruas na capital mineira.
Tarifa zero: pressão do povo II
A pressão popular - vídeos viralizam nas redes sociais - aumenta em defesa do 0800 do buzão. Manifestantes se reuniram na Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte no último domingo (5/10), para defender a Tarifa Zero no transporte coletivo e protestar contra a decisão da Câmara Municipal, que rejeitou o projeto de lei que previa gratuidade nas linhas de ônibus da capital.
Tarifa zero: pressão do povo III
Depois de muita pressão o prefeito de Belo Horizonte Álvaro Damião (União Brasil) deve anunciar a Casa Legislativa, uma nova proposta chamado de “Tarifa Social”.O projeto é aumentar o número de grupos sociais atendidos pelas gratuidades nos coletivos, usando como referência as informações do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Tarifa zero: pressão popular IV
A sugestão que segmentos sejam beneficiados: desempregados e beneficiários de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família. O prefeito de Montes Claros-MG Guilherme Guimarães e os vereadores que fiquem atentos, caso a onda da tarifa zero no transporte público chegue também no município.
Oposição derrapa
A perspectiva de poder significa mais chance de atrair aliados para quem deseja assumir a prefeitura de Montes Claros-MG em 2028. Só que para isso acontecer é preciso fazer o dever em 2026. Já que politicamente o governo Guilherme Guimarães ainda não conseguiu criar sua própria cara (marca) , se esconde atrás da máscara de Humberto Souto, apostando todas as fichas em três pilares: construção de um Hospital Municipal , Arena Moc e um Empréstimo de R$ 850 milhões. Enquanto isso a oposição derrapa quando não çonsegue impor um contraponto a atual administração.