Semana importante para os pré-candidatos que disputarão a prefeitura de Montes Claros-MG. O motivo é a aproximacao da data do fechamento da janela partidária (05 de abril]).
Candidatos
6 nomes estão na largada para disputar a prefeitura de Montes Claros-MG: Guilherme Guimarães (União Brasil), Ruy Muniz (falta definir partido), Deputado federal Paulo Guedes (PT) , Délio Pinheiro (PDT), Maurício Sérgio (PL) e Gil Pereira PSD (falta anunciar oficialmente a pré-candidatura).
Disputa acirrada
Os analistas políticos de Montes Claros preveem uma disputa acirrada entre os pré-candidatos na disputa pela prefeitura da maior cidade do Norte de Minas.
Fogo amigo
Existe dentro do grupo da situação em Montes Claros o receio que o fogo amigo inviabilize a pré-candidatura de Guilherme Guimarães.
Irritado
O prefeito de Montes Claros estaria furioso com aliados precionando indiretamente o chefe do executivo municipal para composição da chapa majoritária. O fato tem irritado tanto Souto que ele travou as negociações políticas.
Eleição
Eleição dos 5.568 prefeitos é a preparação da eleição dos 513 deputados de 2026 e da renovação de dois terços do Senado que se dará no próximo pleito nacional. Por isso tanto interesse na eleição municipal.
Crise
Projeto de Lei 3.071/22, que cria a Política Nacional de Apoio e Incentivo à Pecuária Leiteira, está parado no Senado há um ano, depois de ter sido votado pelos deputados federais, em regime de urgência, no final de 2022. ( o setor enfrenta crise provocada, principalmente pelas importações de leite da Argentina). O PL está na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, desde 23 de março de 2023, aguardando parecer do relator, senador Luiz Carlos Heinze (PP-RS).